domingo, 12 de abril de 2015

[TAG] Confissões de um bibliófilo | Demasiadamente Lendo

     Hoje, vim trazer uma TAG que já rodou o YouTube inteiros nos últimos tempos, só nessa semana que passou, vi três vídeos sobre a TAG, fiquei com muita vontade de fazer, cá estou então! Ela é bem simples, são perguntas como "confissões" de um bibliófilo, um apaixonado/colecionador/amante de livros, ela é bem legal e criativa, foi criado pelo canal de literatura gringo KarmaKayla confiram:


      1. Qual é o gênero de literatura que você se mantém longe?
             
             Bom, até agora não li muitos gêneros assim, não até levar ao ponto de não gostar do gênero e ficar longe dele, eu nem consigo lembrar do gênero que eu não gostei tanto, mas se for pra falar que eu realmente não gostei foi o gênero do livro 'Briga de cachorro grande' que fala da briga da Apple e do Google, tipo, eu gosto de tecnologia e tal, sabia que iria ser o tipo de livro que não tem dialogo e são só coisas complexas, mas não deu mesmo, eu realmente achei que iria gostar, mas acabou que ele foi o primeiro livro que eu abandonei de vez, e nem sei quando vou voltar nele. 

     2. Qual é o livro que você tem na estante e tem vergonha de não ter lido?

          Morte Súbita com certeza! Faz muito tempo que eu comprei, foi por impulso, claro! Quem resiste a um livro de 9,90 lá na lista de promoções esperando pra ser comprado, ainda mais da J. K. Rowlling. Comprei e tá aqui ainda sem ler, mas já o coloquei como meta e pretendo ler em breve.
   
     3. Qual é o seu pior hábito enquanto leitor(a)?


       Acho que não tenho nenhum hábito ruim mesmo como leitor... Não sei o que posso considerar como o que eu faço de mais errado... Eu escrevo de lápis no livro, sublinho frases, faço anotações, mas não é uma coisa ruim na minha opinião. Acho que a coisa pior é não ler um livro por preconceito, ou não ler um livro por que todos falam mal dele, ou a maioria, antes e um pouco agora, quando eu via um livro que a maioria falava mal eu pegava um outro livro do mesmo autor pra ler primeiro, como eu fiz com o Matthew Quick, eu queria ler 'O lado bom da vida' ai primeiro eu li 'Perdão, Leonard Peacock' e amei, ai fui ler o outro e não gostei muito, eu fiz isso varias vezes, deu certo até o Quick, ai depois que aconteceu isso até agora, sempre que quero ler um livro vou e leio.

     4. Você costuma ler a sinopse antes de ler o livro?

           Nunca antes de comprar um livro pela internet, eu compro por indicação ou por estar na minha lista de compras por algum motivo, e as vezes quase sempre pela capa... Na livraria quando quero muito comprar algum eu vou olhando ate achar algum que eu já ouvi falar, eu folheio ele, olho a contracapa e só. Quando eu vou começar a ler, a primeira coisa que eu faço é ter todas as "coisinhas dos livros", leio a contracapa (de novo), as duas orelhas, as indicações dentro dele nas primeiras páginas, tudo! Ai finalmente começo a ler. 


     5. Qual é o livro mais caro da sua estante?


          Quase nunca eu compro um livro de mais de R$20,00, acho que nunca passa disso quando eu compro na internet. Os mais caros que eu comprei foram os da Bienal, que estavam a maioria 29,90 mas todas as editoras tinham desconto progressivo, e acabou que o mais caro que paguei foi 'Se eu ficar' por 25 e os outros 19,90. Então o mais caro foi 'A menina que tinha dons' que eu comprei na semana do lançamento numa livraria física por 29,90 por que estava com muita vontade ler, já tem resenha dele aqui 


     6. Você compra livros usados/em sebo?


         Uma vez só, juntei alguns livros de criança e troquei por 'Volta ao mundo em 80 dias' que não li e essa semana dei ele na biblioteca da minha escola. Só troquei por ele por ser Jules Verne mesmo e pra ver como seria a experiencia, e digo agora que foi uma das piores da minha vida, por que a) o sebo não era na minha cidade (por que não tem nenhum nesse fim de mundo) b) o dono foi nem um pouco educado c) lá estava fedendo (tudo bem, é um sebo, tem cheiro de mofo e tal, mas não era SÓ o cheiro de mofo) e pra ajudar d) o vendedor foi muuuuito mal educado, ela não estava nem ai pelos livros, eu perguntava se tinha tal livro e ele falava pra mim procurar, não tinha nem as indicações de onde está tal livro (não tinha alguma placa falando onde estava os nacionais ou internacionais ou os outros tipos). Portanto, só se por acaso eu esbarrar num sebo eu vou comprar de novo, se não, por enquanto prefiro as promoções das lojas online. 

  
     7. Qual é a sua livraria (física) preferida?

          Eu não conheci muitas livrarias físicas, gostaria de ir varias vezes, de preferência todo dia, mas... Vocês sabem o que dá levar um leitor apaixonado por livros numa livraria??? Então né. As que eu vou sempre que posso são a Cultura do shopping Iguatemi e a Travessa do Ribeirão shopping, ambas de Ribeirão Preto. Eu acho a livraria Cultura mais acolhedora, mais bonita e mais aconchegante, todos os funcionários são atenciosos e sempre indicam livros muito bons, a única coisa ruim é que raramente eles tem promoções. Já a Travessa tem uns preços melhores e lá é onde todos os eventos aconteciam, pelo menos todas as sessões de autógrafo são todas lá. Sempre que posso compro algum livro, mas quando não posso, entro pra encher minha lista de desejos do skoob. 


     8. Qual é a sua livraria online preferida?

          Antes, quando eu comecei a comprar vários livros por mês, nem via qual era a loja, só via em qual era a mais barata e comprava, já comprei nestas lojas: Fnac, Submarino, Americanas, Ponto frio, Extra, Saraiva e Amazon, no quesito de deixar na mão nenuma fez isso, alguns dos infortúnios mais desagradáveis foram os de demorar na entrega, fora isso à pouco tempo, ja comentei na ultima TAG que fiz aqui, o meu livro 'A elite' veio com quase 100 folhas faltando, comprei ele polo Submarino, e quase um mês depois de compra que eu percebi isso, entrei em contato com eles e 5 dias depois já tinha chegado outro exemplar dele aqui em casa. 


               Por isso que é difícil escolher alguma favorita, mas é fácil descartar já Saraiva e Fnac, que foram as que mais demoraram pra entregar (e os preços não são lá essas coisas) e as que eu estou mais comprando no momento é o Submarino e o Extra, mas não tenho nenhum problema de comprar em outra das lojas que citei. 


     9. Você tem um orçamento (mensal) para comprar livros?


            Até a semana passada não, mas a partir de agora que comecei a trabalhar (já comecei à algumas semanas, mas vou receber essa semana) vou ter uma renda que ainda não sei quanto só pra comprar livros. Ainda estou decidindo, só por que eu tenho aquela renda não significa que tenho comprar aquele valos todo mês em livros, as vezes vai ter um mês que tenho varios livros pra ler e não tem nenhuma promoção, e vai ter aquele mês com varias promoções, e que não vai dar pra resistir! 


     10. Quem você “tagueia”?


             Todos que queiram responder ela! Fiquem a vontade!

Um comentário:

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo