sexta-feira, 15 de maio de 2015

[ Vamos falar sobre...] Resenha, crítica ou resumo | Demasiadamente lendo

     Não estou escrevendo esse post para que você necessariamente concorde com ele, espero que leia, reflita, e também expresse a sua opinião aqui nos comentários, seja ela concordando ou não. E como está no título, essa semana vou falar sobre: "É resenha, crítica ou resumo?". Na minha opinião um dos temas mais polêmicos e que já deveria ter acabado essa discussão.
     Não está tão aberta essa discussão. Não está tão no auge assim, mas a mídia, escolas e professores (alguns) ainda tem um pouco de preconceito com as chamadas 'resenhas' pela maioria dos blogueiros. Primeiro que o blogueiro pode chamar como ele quer o post em que ele fala sobre um específico livro, podendo ser: resenha, crítica ou resumo, com algumas exessões como 'vamos falar sobre...', 'comentando sobre...' que se encaixam na definição de resenhas.

    Na minha concepção (e na do dicionário) esses três títulos são totalmente diferentes, claro, você pode usar qualquer um dos três para um post falando sobre um livro, mas a crítica é uma coisa mais específica tendo que conter sua opinião bem enxuta, com o máximo de detalhes, por isso que se chama crítica, tendo que ser feita por um crítico de verdade. O resumo é aquele que a gente usa na escola, é mais voltado pra a história em si do que a sua opinião, e por ultimo a resenha é totalmente ao contrário, é apenas a sua opinião, você tem contar da história o mínimo necessário para que o leitor se oriente e depois você só fala a sua opinião.

      Resolvi fazer esse post depois de pensar muito em uma coluna para o blog, pensei nela, mas ai não consegui pensar em nenhum assunto. Ficou algo do tipo: "Tá, não consigo pensar em nada, e mesmo se eu achar alguma coisa, como vou fazer pra pensar em outra coisa semana que vem??" na minha cabeça, foi ai que tive uma ideia (essa do post de agora) e percebi que sempre vai ter uma ideia, independente de rápido ou não. Pois bem, pensei nesse post depois que vi uma matéria na 'A folha de São Paulo' acho, com uma entrevista da Tatiana Feltrin, depois de toda a entrevista tem um comentário do jornalista falando do projeto dela de leitura e resenha dos livros de vestibulares, até ai tudo bem, ai ele escreve que a única coisa ruim e o ponto grave desse projeto é que os alunos podem achar que aquela resenha pode ser o resumo do livro, por isso não vale a leitura. por esse mesmo motivo alguns professores não indicam essas resenhas e o projeto da Tati com medo de não os incentivarem a leitura.

       Se isso é o que ele realmente pensa e se tem professores que agem assim, o que eu estou fazendo aqui? Postando resenhas para que os alunos leiam ou assistam (no caso da Tati no YouTube) e não precisem ler realmente o livro? Sabe tem coisa que é revoltante, o que custa a pessoa pesquisar e já explicar que resenha não substitui a leitura do livro? Muito menos o resumo, por que mesmo sendo puxado para um resumo da trama mesmo, não te dá o direito de trocar a leitura de um livro por seu resumo.

     Eu já cheguei a ver num grupo no facebook um cara falando que "As resenhas de hoje são todas erradas por que o blogueiro não deveria dar a sua opinião sobre o livro em questão, eles deveriam falar mais sobre o livro, falar mais sobre a história e não ficar de lenga-lenga com a opinião própria", sério, eu fiquei de queixo caído quando vi isso, então pra que as editoras fazem parcerias com os blogueiros?

     As minhas resenhas são totalmente opinativas, estou tentando escreve o menos possível sobre a história para instigar a ler o livro. Tanto é que até agora a resenha de 'A menina que tinha dons' (o post mais visto e mais comentado do blog) tem seis ou sete comentários falando que vão ler o livro por que ficaram curiosos ou por que tiveram uma primeira impressão ruim do livro e pela minha resenha ele é totalmente diferente do que a pessoa pensava, por isso vai ler para ter uma opinião concreta. Eu nunca faria uma resenha a não ser que fosse para incentivar, um leitor que fosse a ler um livro. Eu mesmo voltei a ler por causa das resenhas.

      Quando eu era menor, lá pela quinta série, eu amava ler, lia bastante gibis e livros para crianças, e alguns da série vaga-lume, depois fui abandonando um pouco essa paixão até chegar ao ultimo ano do fundamental. para fazer o ensino médio eu fiz uma prova para entrar numa escola federal já... Passei em 8º lugar de 40 vagas, então meu tio resolveu me dar um livro, tava no auge a modinha do 'A culpa é das estrelas', e foi esse que eu ganhei, li, gostei e queria mais. Para me satisfazer fui procurar se por um grande acaso teria algum vídeo sobre o livro que tinha acabado de ler ou algum outro, é então que descubro o canas da Tati, vejo algumas resenhas e então minha estante começa a crescer. Eu fui trazido de volta para o mundo dos livros com uma resenha, e fiquei meio que chocado com o comentário do jornalista. Se faço resenha de um livro é por que eu gostei dele e quero espalhar para todos a minha experiência e quero que todos leiam.

       Esse post era pra ser comparando resenha, crítica e resumo mas virou um bolo doido sobre como fui incentivado a ler, mas espero que vocês entendam e comentem aqui a sua opinião. Essa coluna vai ser quinzenal sempre as segundas.

     

6 comentários:

  1. Olá! Legal ter estas definições e diferenciação entre resumo, resenha e crítica. Concordo com elas. Tenho que confessar que tenho um pouco de inveja dos jovens de hoje que acham os resumos dos livros que caem no vestibular, na minha época não tinha isso não! :-P Gosto de ler, mas somente assuntos e textos de assuntos que chamam minha atenção. por exemplo, gosto muito de ler a Veja, Época, Placar... mas dificilmente leio livros.
    Belo blog!

    www.novocaroneiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!! É bem assim... cada coisa que a gente vê na escola... gente louca procurando livro lá no ultimo ano do EM na internet além de ter o pessoal que s ócoloca o pé na biblioteca no ultimo ano tem pessoal que tem a capacidade de ler so o resumo para o vestibular... É deplorável mas ainda acontece muito

      Excluir
  2. Olá! Eu adorei a maneira natural com que vc abordou o assunto e gostei muito da sua escrita. As pessoas tem que entender que aprender não depende somente de uma pessoa, mas do interesse de ambos. Se quero ser e ficar bem informado,se quero aprender mão devo focar somente no que li agora, mas pesquisar e ter interesse. Uma resenha jamais substituirá um resumo, que não substituira uma criatica, pois, por mais que possa haver algo em comum entre eles, haverá sempre adiverença ou senão não haveria uma definição para cada.
    Também existe uma questão: uma coisa é você fazer uma resenha técnica, pra sua aula na faculdade com toda a linguag e escrita padrã o que já sabemos ser regra. Outra é você saber fazer uma resenha ou crítica colicando um toque especial, uma identidade sua porque isso aqui é simplesmente um site para entreter e divulgar, incentivar a leitura. Achei esse comentário do jornalista equivocado e limitado demais. Ele deveria pesquisar mais sobre blogs e perceber que, em meio a tantas coisas fúteis que também existe na rede, algumas pessoas - ou muitas delas - amam a leitura e querem difundir isso


    Adorei seu blog, já estou seguindo
    Abração
    Diego França,BlogVida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios!! Eles fazem muita diferença!! Obrigado mesmo por ler o post inteiro... fiquei realmente com medo que ninguem lesse rsrsrs e obrigado por expor a sua opinião também! Volte sempre!

      Excluir
  3. Oi, Miguel. Esse foi o meu primeiro contato com o seu blog e ao ler o seu post fiquei totalmente impressionada com a maneira que você expôs o tema que desejava tratar, além de como o desenvolveu. Eu amo resenhas e praticamente toda vez que vejo uma a minha lista de livros que quero ler aumenta, que bom que não sou a única. Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você não sabe como esse comentario me fez feliz! Serio!! Obrigado mesmo e vom sempre abordar outros temas sobre literatura desse modo aqui no blog quando eu me organizar melhor, ainda bem que o feedback está bem legal... volte sempre!

      Excluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo