quarta-feira, 27 de maio de 2015

[Resenha] Reboot - Amy Tintera - Galera


     Sim, mais uma distopia! Quando ouvi falar desse livo eu nem tinha visto a a capa, acho que algum blogueiro comentou a sinopse dele falando que queria comprar ai eu nem prestei muita atenção, quando eu vi ele na livraria e era a mesma sinopse nem pensei duas vezes, li e agora vou contar o que achei desse mundo distópico onde quem morre reinicia, por isso o nome reboot.


    Agora na sociedade quando você morre um virus que está dentro de você o faz reiniciar,se você é forte o suficiente pra fazer isso (ou seja, se você é jovem), seu corpo fica mais rápido e mais forte. Além de tratar sobre esse novo mundo a autora usa como história principal a da Wren que morreu com três tiros no peito quando tinha 12 anos, e 178 minutos depois acordou, ela reiniciou, seus pais também estavam no meio do tiroteio, eles como eram mais velhos não reiniciaram por terem o "sistema de orgãos" mais complexo e aprimorado. Ela é a reboot mais forte e mais rápida, Wren é indestrutível, topa qualquer coisa, captura qualquer um por ter ficado muito tempo morta causando o aprimoramento do corpo.

     O espaço onde se passa a história é bem parecido com Legend pra quem leu. É uma cidade normal onde há áreas onde tem pobres concentrados e em outras os ricos que ficam concentrados é uma sociedade meio que capitalista de certo modo que eles vivem e a separação é como nas castas, como eu disse quem leu Legend vai se acostumar mais por ser bem parecido mesmo. Lá todos sem excesção quando viram reboots são levados pela CRAH e lá são treinados para formar uma especie de exercito pra proteger as pessoas.
      A historia em si é narrada pela Wren que é a reboot mais forte como eu disse, por isso, agora com 16 anos sempre que chega reboots novos ela tem de escolher um para treinar, sempre ela escolhe o numero mais alto (lá eles são chamados pelo numero de minutos que eles ficaram mortos,quanto maior o numero mais forte é o reboot) mas nessa nova "remessa" um reiniciado 22 a chama a atenção, ela percebe que algumas emoções estão despertando depois de muito tempo mortas, uma delas e a mais forte é o amor.

     A historia é muito envolvente, há tempos que não leio um livro assim... Eu demorei uma semana para ler ele inteiro mas só li ele três dias durante essa semana, li cerca de 100 paginas por dia, tem uma narrativa bem fluida, por isso recomendo fortemente ele para quem quer ler algo enquanto estuda ou está muito ocupado para ler um livro mais envolvente, e para quem quer ler distopias mas não tem ideia de por onde começar

     A minha opinião concreta é que ele é sim um livro 5 estrelas por ser um livro de estreia da autora e ela ter criado um mundo tão complexo como esse com personagens tão distintos e um enredo tão movimentado, teve capítulos inteiros que eu fiquei realmente impressionado com a capacidade dela de te prender na história e mesmo assim ainda não é uma coisa nova, e sempre vai ser assim com distopias... Não tem muito o que se criar de novo, são sempre aprimorações do mesmo tema, sim, vai ter algumas exceções que vão ser bem diferentes do que a gente vê em distopias.

     Eu achei a Wren muito chata as vezes com um ques de Tris, meio abobada e sem saber o que fazer. Tem partes já no começo que ela se atrapalha toda na escolha do seu reboot, ai não sei se a autora quis fazer isso ou ficou essa ponta solta, fora isso os outros personagens são muito bons, e não tem como não gostar do 22, ele é engraçado o tempo todo, mas não sei o que acontece comigo por que tem varias cenas com comédia mas não consigo rir igual nos filmes, e não vou falarmuito do 22 pra deixar mais suspense em cima dele.

    Ficou curtinha essa resenha por que não tem muita coisa pra falar mesmo, apesar de ser um livro de quase 350 paginas o ritmo dele não digo que é rápido, por que se for analizar o tempo da historia inteira, havia partes que a autora narrava um dia inteiro bem detalhado por que durante aquele dia inteiro na história. E também acho que o porém/contudo/toda via é que a leitura de Reboot vai fazê-los ama-lo ou odiá-lo devido a algumas atitudes da protagonista, mas você só vai saber quando lê-lo...

Título: Reboot (igual ao original)
Páginas: 352
Editora: Galera
Assunto: Distopia/YA
Ano: 2014

     Para quem ainda não leu espero que leia, ainda mais se for amante de distopias como eu, e quem leu venha expressar suas opiniões aqui no blog ou deixe o link da sua resenha por que adoro ver o que as pessoas acham depois que li o livro. Volte sempre e até mais!



   

10 comentários:

  1. Oi Miguel!
    Não sou muito chegada nas distopias, sempre fico com o pé atrás, mas até que eu tenho dado uma chance para elas e não tem me decepcionado. Acho que eu gostaria de Reboot, parece mesmo um livro bem interessante, vou anotando aqui pra sempre olhar na livraria, se eu gostar dele, vou ler com certeza!
    Beijos

    LuMartinho |Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita! Distopias nunca me decepcionaram, a não ser pelo final de algumas rsrsrs... Mas por enquanto e por um bom tempo vai ser o genero que mais vou ler
      Bjs!!

      Excluir
  2. Oie Miguel!!
    Já ouvi bastante desse livro, mas não pensei que fosse tudo isso. Mas sua resenha mudou minha opinião! Não leio muitas distopias, mas se eu for mudar isso, já sei por onde começar!!
    Beijos

    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Isabelle!! Serio! Adoro quando as pessoas falam que mudaram de opinião pela minha resenha! Dá um sentimento de trabalho cumprido, mas tem muitas outras mentes pra mim mudar!
      Bjos!!

      Excluir
  3. Olá!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas confesso que a história não me interessou muito. Eu gosto de distopias, mas acho que é mais um gênero que está muito repetitivo. Adorei sua resenha.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi! É por que é um gênero muito massante, não tem muito o que mudar, já tem um certo tipo de fórmula,Obrigado pela visita!!
      Bjss!!

      Excluir
  4. Oi,
    Já tinha ouvido falar do livro, mas nem sabia que se tratava de distopia, aliás um dos meus gênero favoritos. A capa é linda só de olhar já da vontade de sair comprando! rsrsrs Quanto ao enredo, como não poderia ser diferente, eu amei! Minha listinha já está enorme, mas em coração - e estante - de leitor sempre cabe mais um, né? Espero poder ler logo *-*
    Abraços,
    Duda - www.mylittlewonderland.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!! tudo bem?
    Sou fã de distopias, inclusive estou atrás de algo novo.
    Quando o livro foi lançado fiquei bastante curiosa, porém com a pilha de leitura que tenho no momento acabei não o lendo =(

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha...esse é o tipo de lista que nunca acaba! Mas depois quando tiver mais tranquila lê sim por que é muito bom!!
      Bjs!

      Excluir
  6. Oi Miguel, tudo bom?
    Bem, confesso que não sou lá muito chegada em distopias, sou uma pessoa mais de romances rs Mas, fiquei um pouco curiosa quanto a obra, mesmo sabendo dos momentos meio "abobalhados" da personagem e do excesso de narração de determinado dia em que se passa a história.
    Sugestão anotada!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo