quarta-feira, 12 de agosto de 2015

[Resenha] Joyland, Stephen King - Suma de letras

     Eu finalmente li alguma coisa do King e eu confesso que já me apaixonei de cara com a escrita dele. Eu fiquei muito impressionado como ele consegue instigar tanto a leitura ao próximo capítulo ao final do anterior. Ele deixa pistas e palavras chaves pra você descobrir alguma coisa e as histórias que ele cria são extraordinárias! Hoje vou falar sobre Joyland, um livro ao mesmo tempo lindo, emocionante e apavorante (só um pouco apavorante).
     Vou começar falando do que mais me chamou atenção nessas 250 páginas: a escrita perfeita dele. Eu ficava muito com o pé atrás pra ler algum livro dele justamente pela sua escrita, eu achava que seria muito descritiva e muito densa, mas  não, é na medida exata, bem elaborada, te instiga a continuar lendo em todo fim de capítulo e extremamente realista, ele te faz entrar no mundo que está te narrando.

     Agora falando do cujo dito, King começa nos apresentando Devin Jones, o protagonista que narra a história em primeira pessoa. Ele é universitário e trabalha na cantina da faculdade para ajudar a pagar os estudos. Lá na faculdade ele tem uma namorada, Wendy, que não dá muito valor a ele e sempre arranja desculpas para burlar seus encontros. Assim como Dev, ela também trabalha na faculdade só que na biblioteca e os dois estão procurando trabalhos mais fixos que não sejam na faculdade para ganhar mais. Wendy consegue um numa cidade não tão próxima e começa a pressionar ele para conseguir um logo até que um dia ele acha um jornal do tipo classificados e se interessa numa vaga de emprego num parque de diversões intitulado Joyland.



     Ele vai para lá fazer o teste para a vaga e consegue passar para começar no verão, antes de vir embora Dev faz um passeio pelo parque com Lane, que cuida da roda gigante, ele ensina a Devin o colóquio (uma língua específica de gírias para o pessoal do parque) lhe mostra todos os brinquedos, mas os que mais chamam atenção são a Spin, a roda gigante cheia de luz e cores e o Horror House, que pelo nome o que será que é?? Isso mesmo o "Túnel de terror" que há um conto/história que o espírito de Linda Gray, assassinada pelo namorado com um corte na garganta há quatro anos atrás está preso dentro do brinquedo.

     No dia em que ele começa a trabalhar lá ele fica mais amigo do Lane e faz amizade com Tom e Erin que vão ser seus melhores amigos durante a história. No primeiro dia ele também fala com a cartomante, Dev pergunta se Wendy ainda vai fazer parte de seu futuro já que seu relacionamento com ela está se afundando, ela diz que Wendy faz parte apenas de seu passado e que no futuro ele vai conhecer uma menina com chapéu vermelho e urso de pelúcia e um garoto com um cachorro. A partir daí a história começa a se desenrolar e o mistério começa a aparecer.


     Sabe aquela frase: "Não tem nada a falar, somente sentir"?? Ela se encaixa perfeitamente neste livro! Eu simplesmente amei, a escrita é muito perfeita e te coloca exatamente em Joyland, acho que o único ponto ruim do livro é que são poucas páginas, eu queria ficar mais tempo imerso nesse mundo de diversões, tem até uma frase no livro que marca muito a narrativa "Nós não vendemos cachorros-quentes ou algodão doces ou ursinhos de pelúcia. Nós vendemos diversão".

E essas foram as páginas que marquei elas inteira e até fiz uma
 anotação por que é um dos melhores diálogos que li na vida

     Há partes em que o Dev tem que se fantasiar de Howie, o cão feliz, que é uma das piores coisas que se pode fazer, e apesar de ele passar o maior calor dendro dela ele diz que isso (se fantasiar) é muito bom só pelo olhar de felicidade das crianças e é muito emocionante esses trechos. Agora, vamos pular pra parte mais legal, quando eu descobri o que o King estava fazendo e o que estava acontecendo eu comecei a me arrepiar, mas/porem/todavia ele faz o que eu NUNCA iria imaginar, ai eu gritei pu*&% que pa*#!$ e continuei a ler falando isso ate eu acabar de ler o livro e quando eu acabei senti um vazio enorme de já ter acabado esse livro incrível que já está no meu Top 5 melhores livros que li esse ano.

   

  E é assim, com esse vocabulário muito rico que me despeço de vocês. Não esqueçam de comentar o que acharam do livro e se vocês querem ler! Abraços 

     

    

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Sei que a maioria dos livros do autor são grossos, nunca vi um livro fino do autor e fiquei interessada pela história, tenho para ler aqui o Sob a redoma e estou cada vez mais ansiosa para ler e enfrentar 950 páginas haha, parabéns pela resenha e as fotos ficaram bonitinhas *-*
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Oie!!!
    essa é a segunda resenha que leio do livro hoje, e confesso que meu "medo" de ler King diminuiu um pouquinho kkk
    o livro me parece muito bom, quero dar uma chance com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho visto esse livro rolando por aí e fique bem curiosa, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e através da sua deu pra ver que o livro é mesmo muito bom, nunca li nada do autor e acho que vai ser uma boa começar por esse.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?

    Eu quero muito ler este livro, comecei a ler Stephen King há pouco tempo, e gostei muito da escrita dele, parabéns pela ótima resenha!

    diurnosleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola Miguel eu ainda não li nada do autor, e tenho lido muitos elogios a esse livro. Gostei da premissa e creio que a escrita vai me conquistar assim como conquistou você, A capa está linda. Já está em minha lista de leitura. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem??

    Nunca li nada dela, mas sempre tive MUITA curiosidade para conhecer sua escrita. Admito que sou mais fã desse gênero, mas o enredo me achamos muita atenção por não ser tão "pesado" e envolver um pouco de romance... amei a sua resenha, já anotei o nome do livro. Com certeza vou começar a ler King por ele!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo