sexta-feira, 18 de setembro de 2015

[Resenha - Livro e Filme] O Pequeno Principe


     Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. 

      Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor. 




LIVRO

“Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu a tornei minha amiga. Agora ela é única no mundo. ”

     O que dizer desse livro que já bem conheço e considero “pakas”?! A pequena grande obra “de criança” (pelo menos na classificação dada ao livro, porque para mim...) de Antoine de Saint-Exupéry, que muitos já conhecem é sensacional.
      A história que parece ingênua é super comovente. O amor por uma rosa um tanto vaidosa, amizade por uma raposa, a vontade por um carneiro. O livro ensina a ver com o coração.
O livro conta a história de um aviador que, durante uma viagem, cai no deserto do Saara, e, depois de sua primeira noite, ele é surpreendido pelo Pequeno Príncipe, lhe pedindo para desenhar um carneiro. A história se desencadeia a partir daí, que o Pequeno Príncipe conta sua história para o aviador, desde sua partida do Asteroide B 612, passando por muitos lugares, até sua chegada ao planeta Terra

“ Eis o meu segredo. É muito simples. Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. ”

FILME

     Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteroide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

     O filme, por sinal muito bom, gira mais em torno da garotinha que se muda para estudar numa escola de peso, em que só os ‘’essenciais’’ podem entrar nela. Pois bem, o plano de sua mãe de controlar cada passo da pequenina até daria certo, se não fosse por só um porém: elas eram vizinhas de um velho aviador. 

     A história do livro não ocupa nem metade do filme, já que o velhinho aviador que conta a história para a garota. A menina foge de suas atividades diárias até que sua mãe volte do emprego, e a garota retorna para casa e finge que fez tudo.

     Durante o filme, a menina reaprende a ser criança, se tornando muito amiga do aviador (há um pequeno spoiler neste parágrafo, se não quiser ler, pule para o próximo, onde é seguro). O filme segue muito bem até que o aviador adoece e se interna no hospital. É nesse ponto que o filme desanda. A menina pega o avião do velho e acontecem coisas que quase me fizeram levantar e sair da sala de cinema. No finalzinho o filme engata novamente e na parte das estrelas e tudo volta ao normal no final do filme, que é extraordinário.


E mais umas fotos do filme <3





Marcus Vinícius
Futuro jornalista e escritor, apaixonado por livros e música.

29 comentários:

  1. Acredita que nunca li, quando era pequena assistia o desenho animado, achava lindo mas muito triste, tenho vontade de ir assistir o Filme, mas já vi que não vai ser bem a história do Pequeno Príncipe. As novas edições também estão lindas e preciso tirar o atraso.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Li o livro quando era mais nova, achei só uma história bonitinha, mas conforme fui crescendo fui entendendo o livro. Quero muito ver o filme, ele parece ser lindo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Pequeno príncipe é um dos livros que eu mais gosto. O autor consegue passar mensagens lindas de uma forma delicada e cativante. Eu recomendo para qualquer pessoa. Agora o filme, eu ainda não tive oportunidade de ver, apesar de estar super curiosa. Quem viu, diz que o filme está lindo.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      O filme está mesmo mega fofo, vale a pena assistir (a não ser pelos fatos do último parágrafo).
      Bjs

      Excluir
  4. Muita gente está falando desse filme, mas o trailer deixa em aberto se o foco é o Pequeno Príncipe ou a história da garotinha.
    Achei a resenha bem esclarecedora e vou assistir sem muitas expectativas.
    Adoro o blog e acompanho sempre ♥

    Abraço,
    Biblioteca do Coração ♥

    ResponderExcluir
  5. OIii!

    Menino, eu só li esse livro nesse ano acredita?
    E AMEI! Achei sensivel, lindo e tocante! Comprei aquela versão ilustrada e me apaixonei!
    Ainda não pude assistir o filme, mas estou louca para assistir!

    Beijinhos!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sério!? Realmente esse livro toca muitos dos que o leem.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá!

    Como eu não consegui a versão ilustrada, comprei outra, de capa verde e com algumas curiosidades. Mas ainda não o li por causa das minhas leituras atrasadas :/ mas gostei da sua resenha, as fotos são lindas e obrigada por avisar do spoiler, eu pulei esse parágrafo rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Achei que tinha que avisar do spoiler, pois se não avisasse, era capaz de alguém me matar kkkkkkkk.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá!!

    O pequeno príncipe é um dos livros que não tenho simpatia nenhuma. Mas o filme parece ser bem legal, principalmente pela animação e pela forma como foi feita.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      A história recontada realmente ficou muito boa.
      Bjs

      Excluir
  8. Oi, parabéns pelo post.
    Sempre que eu digo que nunca li O pequeno príncipe e não tenho vontade de ler e nem de assistir o filme, as pessoas se espantam. Eu realmente pouco me importo com a obra, mas reconheço a fofurice dela. Post muito bem feito, parabéns novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise!
      Primeiramente obrigado, e leia o livro e assista ao filme, vá sem expectativas, tenho certeza que vai se surpreender! Muito obrigado novamente!
      Bjs

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu já li o livro e não gostei tanto, mas estou doida para ver o filme, parece ser super mega fofo e lindo. Estou bem curiosa.
    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcus! Já li o livro umas cinco vezes e simplesmente amo. Acho que o pequeno príncipe vai muito mais além do que uma história infantil. Nos faz refletir e acreditar em amizade e amor verdadeiro. Porém, ainda não vi o filme! Gostei da ideia de reinventar a história sem fugir dela. Já tava louca pra assistir e agora ainda mais!
    Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana! O livro é realmente muito bom. A reinvenção da história ficou ótima, só que teve aquela coisa do parágrafo do spoiler que eu quase saí da sala de cinema.
      Bjs.

      Excluir
  11. Olá!
    Minha atual leitura, e estou com pena de terminar a leitura, só faltam 2 capítulos para acabar e esse príncipe lindo me cativou tanto que se tornou o único no mundo. Adorei a sua resenha e estou louca para assistir ao filme que mesmo sendo um pouquinho diferente me emocionou no trailer.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Realmente, bate até uma tristeza quando se acaba de ler.
      Bjs

      Excluir
  12. Oi!
    O Pequeno Príncipe é om livro mais lindo que já li ♥
    É um resgate de tudo o que é importante de verdade na nossa vida e todas as pessoas precisavam ler e por em prática tudo o que é ensinado naquelas páginas, assim o mundo seria um lugar bem melhor para se viver.
    Ainda não vi o filme, pretendo ver logo.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Miguel,
    Quando eu li o pequeno príncipe, era muito nova e acredito que isso tenha contribuído para que eu não conseguisse enxergar tanta magia assim, mas já coloquei pra mim que vou reler e tentar de novo, até porque ele é bem fininho né? Agora o filme estou mega ansiosa para assistir, ainda não consegui, mas vou organizar para isso.
    Adorei seu post! Muito criativo e cheio de imagens que chamam a atenção.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly!
      A propósito, eu que escrevi a resenha, mas as imagens foram por conta do Miguel. O livro é bem pequeno mesmo e bate até uma bad quando se acaba de ler.
      Bjs

      Excluir
  14. Quando foi que o alcorão e o pequeno príncipe passaram "O alquimista" na lista de mais traduzidos?
    😓😱
    Bem, eu não gosto do livro, até rolam umas mensagens dignas, mas, não sei, não achei isso tudo que as pessoas falam.

    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse livro!! Sempre que posso estou relendo. Ainda não consegui assistir ao filme, mas vi que muita gente amou e muita gente odiou por não ser exatamente como o livro... Vou ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    O filme é muito bom, se você não liga para algumas modificações
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olha até hoje eu ainda não li o livro e nem assisti o filme.
    Eu quero muito conhecer, mas eu acho que mais pra frente.
    Espero gostar bastante, até porque é um clássico né?
    Mas seilá, eu via o desenho na TV quando eu era pequena e acho que passava na cultura.
    Mas era muito vagamente que eu via mesmo. Mas espero ler o livro de bolso que tenho aqui.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-o-legado-da-caca-vampiro.html

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcus, tudo bem?
    Acredita que ainda não consegui ler esse bendito livro? Conheci a história vendo desenhos na infância, mas acho que a leitura sempre traz mais profundidade né! Quero muito assistir ao filme e pretendo fazer isso em breve.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia,
      Ainda não leu? Eu mesmo super recomendo o livro, ele é cheio de filosofias.
      Bjs

      Excluir
  19. Oie, tudo bem? Esse livro é simplesmente incrível, também fiz resenha dele lá no blog. Os quotes são os mais marcantes de todos os livros que já li. Pena que ainda não tive tempo de assistir o filme, mas pelo trailer parece ser lindo também. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo