sexta-feira, 9 de outubro de 2015

[Resenha] Rio zona de guerra, Leo Lopes - AVEC Editora

     Oii gente !! Hoje eu vim falar sobre um livro que me impressionou muito, já que superou minhas expectativas! Em um futuro próximo, as desigualdades sociais e econômicas chegaram a níveis tão alarmantes que o Estado não tem condições de manter a ordem e garantir a segurança pública.
     Todo o poder é concentrado nas mãos de megacorporações multinacionais que criam e impõem as leis por meio de suas milícias particulares, chamadas Polícias Corporativas. No Rio de Janeiro, a Fronteira, uma muralha intransponível que cerca a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes, protege os interesses das megacorporações, relegando os habitantes dos demais bairros a uma vida sem lei em um território dominado pelas gangues.

     Tudo pode acontecer quando o assassinato de uma prostituta no edifício de uma megacorporação leva um detetive particular a voltar para a Barra da Tijuca após anos de exílio no que todos se acostumaram chamar de Zona de Guerra.

     Esse livro conta a história de um ex-policial chamado Carlos Freitas, que no Rio de um futuro não tão distante trabalha como detetive particular. Tudo começa a mudar quando ele é contratado por uma prostituta para investigar o assassinato da amiga dá própria e sendo assim Freitas terá que não só contar com a Zona de Guerra, mais também com o ''complexo'', que é cercado pelas mais altas tecnologias, 

     Porém o que ele não contava é que poderia ser sequestrado por alguém tão influente e poderoso quanto a polícia corporativa. Esse livro não tem tantos detalhes que posso revelar já que é um mistério, e apesar de ser incrivelmente bem escrito, tenho um pouco de medo de deixar escapar algo que possa influenciar na percepção de cada um para resolver o caso.

     Eu gostei muito da escrita do Leo Lopes pois o ritmo foi se adequando ao longo da história, o que na minha opinião ajudou muito para entrar dentro desse universo apocalíptico que se formos reparar em alguns pontos não está tão longe da realidade.

     Na capa qualquer um pode visualizar que existe um muro separando o lado "evoluído" do lado destruído, e foi impossível para mim não lembrar que muitas vezes se você olhar para um lado irá ver o luxo estampado e exibido, e do outro a pobreza tentado inutilmente ser encoberta. Me agradou bastante o modo em que os personagens foram explorados e apresentados, pois manteve aquele ar natural e com características bem fortes.

     O desfecho do livro me fez refletir bastante pois ao mesmo tempo em que temos um final, o autor pode a qualquer momento continuar essa história.






18 comentários:

  1. Olá!

    Tem certeza que esse Rio é em um futuro próximo? Pra mim, esse futuro é agora, só tirando a parte da Fronteira. Achei bem interessante a premissa, se puder, darei uma oportunidade a ele.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro, mas adorei essa premissa, porque mesmo colocando como um futuro, acho que o tema abrande muito o que está acontecendo agora, e deve mostrar o que acontecerá se continuar como as coisas são no Rio.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Apesar do enredo não ter me interessado muito, gostei da sua resenha. Valeu pela dica. Beijos, Carol.

    eicarolleia.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Acho que é a segunda resenha que leio para essa obra e MEUDEUS eu preciso dela <3 sério!
    As duas foram tão positivas e saber que o autor trabalhou bem na construção do enredo e personagem me atrai!
    E saber que é nacionall é melhor ainda né?
    Será que vai ter continuação?

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Gente que loucura esse livro ❤
    Nunca tinha ouvido falar até ler sua resenha e confesso que despertou minha curiosidade de imediato...
    Um tema forte e atual e como você mencionou, o autor desenvolveu bem, creio que deve ser lido e eu preciso ler.
    Fico enredada nos meus romances leves e divertidos e esqueço que às vezes é necessário um choque de realidade pra acordar pra vida.
    Adorei a dica :)

    Abraço,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessica tudo bem?
    Apesar de abarcam nacional não conhecia esse título
    Achei enriquecedor, vou anotar a dica, quem sabe não coloco lano skoob quando for atualizar os "quero ler"

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica, eu não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem curiosa e animada com ele, parece ter uma trama muito boa, bem do jeitinho que eu gosto com esse universo apocalíptico, parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica, tudo bem?
    Não conhecia o livro e achei a premissa muito legal. Gosto quando os livros abordam a desigualdade, porque nos faz refletir em como o nosso mundo está. Por se passar no Rio achei mais legal ainda, porque dá mais proximidade com a nossa realidade, mesmo eu não sendo de lá.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não conhecia esse livro mas gostei muito da sua resenha, me fez ficar com vontade de ler pois parece ser um livro que está bem próximo da realidade. Gosto muito de livros que tenham ação e aventura, mais ainda quando são bem escritos.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  10. Apesar de ser de um gênero que gosto bastante, a premissa do livro não me empolgou muito, então não sei se leria. Gostei muito de suas colocações sobre ele, mas ainda assim não é um livro com muitos atrativos para mim no momento.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem ?

    Estamos vendo um Rio de Janeiro distópico ? É isso mesmo ? Cara... Parece ser muito legal! De verdade. Não conhecia o livro e fiquei mega interessada, ainda mais depois de ler essa resenha - muito bem estruturada, por sinal. Com certeza esse livro entrou na minha lista.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  12. Oii
    Eu não conhecia esse livro, mas ele me chamou pela capa e pela sinopse, adoro um mistério assim!! Com certeza o leria, anotei a dica aqui e vou procurar um pouco mais sobre ele.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Gostei bastante da resenha; ainda não conhecia o livro, mas o fato de se passar no Rio daqui há alguns anos me conquistou por inteiro.
    É ótimo quando a escrita do autor é sempre da mesma forma, sem mudar o ritmo, né? amo isso.
    Beijos,
    www.entreleitores.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Miguel,
    Apesar da história parecer bem interessante e sua resenha ter ficado bem bacana, esse não é meu estilo de leitura, mas quem sabe um dia não é?

    Beijokas

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não conhecia esse livro, não vi em nenhum blog.
    Gostei muito de saber desse Rio, bom pra ser sincera tem um pouquinho disso acontecendo, o Rio de Janeiro ando muuuito vioolento, dá medo sair nas ruas... enfim, gostei da história e quero muito conferir!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bom?
    Nossa, esse livro tem muita relação com a realidade do Rio e abre nossos olhos para uma situação de crise das nossas grandes cidades. Não conhecia a obra, mas confesso que meu senso jornalístico me faz querer ler esse livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá

    Não conhecia o livro,gostei da premissa a capa é condizente com o livro e ainda por cima é nacional, gostei da sua resenha, dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo