quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

[Vamos falar sobre] Como e porque eu marco meus livros


     Eu já fiz um post aqui falando sobre meus quotes favoritos e lá a maioria dos comentários era sobre as pessoas não marcar/terem medo de marcar nos livros. Hoje no meu aniversário (o dia que estou escrevendo isso) me bateu uma nostalgia de relembrar o que fiz até hoje e fui rever os livros que li, e essa já é uma das razões porque eu marco minhas frases marcantes: são ótimas para relembrar coisas que você sentiu exatamente no momento que leu, pode ser uma experiencia boa ou ruim mas vai te lembrar de como foi sua vida na época que leu tal frase. Já aviso que esse post pode ser extremamente nostálgico e poético, e espero de depois disso você passe a marcar suas frases especiais no próprio livro.


     Bom, começando por como eu marco as frases: com o que quase todo mundo usa, post it. São dos modelos flags, plastificados e transparentes, tornando assim a melhor opção para marcar uma página por mais tempo e que não vai danificá-la na minha opinião, e até ai tudo bem. Mas quando eu for rever essas marcações e elas estiverem só com o post it, não vai ser difícil de achar a frase exata ou os pontos que eu queria relembrar? Sim! E esse é o motivo de eu ser atacado no outro post: eu marco os pontos exatos da frase com lápis. Pelo menos eu não tenho problema nenhum de sublinhar estas partes com lápis.


     Na minha humilde opinião, acho que essas marcas com lápis mostra que você não apenas leu o livro, mas que você prestou atenção em cada mínimo detalhe dele para que possa ter marcado com lápis as frases especiais, mostra que é atento aos detalhes, no que o autor quis passar com a frase e por ai vai. Não acho de jeito nenhum que pode danificar o livro, primeiro que é lápis e depois pode ser apagado, segundo que você pode fazer os traços de leve pare serem apagados com mais facilidade.


     Eu ainda chego até a escrever do rodapé ou na borda lateral o porque eu marquei a frase, ou alguma anotação que eu gostaria de saber ao ler aquele fragmento no futuro.


     Enfim, se ainda está com medo de marcar com lápis ou post it saiba que eles não machucam nem estragam o livro. Use e abuse. Agora se você não usa por que não marca frases, ou por algum outro motivo não sou eu quem vou te obrigar ou te incentivar a usar, só se lembre dessa "técnica" quando der vontade de marcar, comigo foi assim também!

     Espero que esse post tenha quebrado algum tabu sobre riscar as páginas do livro e que tenha aberto sua mente para novos caminhos (assim como uma amiga fez comigo há algum tempo quando ela m,e mostrou como marca suas frases). E espero que as pessoas que não marcam com lápis de jeito nenhum não tenham ficado bravas comigo :)




2 comentários:

  1. Eu também marco meus livros com post-its, sinceramente não consigo me ver lendo um livro sem ter como marcar minhas quotes e passagens favoritas, referencias que eu acho importantes, enfim, já faz parte do meu "ritual" de leitura :)
    Adorei o post!
    Já estou seguindo e gostando muito do conteúdo do blog!
    Beijos.
    Criei, recentemente, um blog para falar sobre filmes, series, cultura e artes no geral. Se puder dá uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  2. Eu marco só com a flag mesmo, mas raramente as tenho comigo. Então acabo fotografando e postando no Instagram, ou guardando... Também costumo anotar em um caderninho as minhas preferidas. Agora eu uso o blog no lugar do caderno... Agora ebook não tenho pena nenhuma de grifar, nem livros de faculdade... Acho que me ajuda a fixar o conteúdo, mas meus babies não, por favor! Tenho pavor de marca-los. Outro dia vi na Liberdade uns marcadores adesivos amarelo, que nem grifa texto. Achei super legal!
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo