sábado, 23 de abril de 2016

[#BEDA 23] Resenha | A menina que tinha dons, M. R. Carrey


A menina que tinha dons é uma distopia de estria do renomado roterista de X-man M. R. Carrey, que conta a Historia de um futuro distópico em que um vírus atacou a terra e mata as pessoas, mas vez ou outra acordam somente para pegar toda comida que há pela frente somente por sentir o cheiro de sangue, suor ou saliva humana, e ninguém consegue para-los...

Após um vírus, perigoso e desconhecido invadir a Terra, uma infestação de caus também se implantou no planeta. Esse vírus transforma as pessoas em famintos, que ficam normal externamente, a não ser pelos filamentos de vírus que saem de lugares poucos comuns para ver essas coisas como escorrendo dos olhos, por dentro são pessoas totalmente modificadas, elas perdem a alma, não pensam mais, e são tipo zumbis, mas o autor quis criar essa nova raça, e como famintos, eles saem procurando coisas para comerem, carne. Eles já estão mortos na verdade mas quando acordam de um quase transe, eles saem correndo mais rápido do que qualquer coisa no mundo e vão atrás do quer que acordou o faminto.
Depois de toda a infestação, a dizimação e a separação, a sociedade ficou dividida em famintos, lixeiros e as pessoas normais que não foram infectadas e vivem numa base militar. Os lixeiros, são pessoas não infectadas, que não admitem viver controlados por militares, então vivem juntos com os famintos quase sem proteção pegando coisas para sobreviver.

Os que vivem na base militar, como é de imaginar sao controlados por militares e participam de atividades e regras rigorosas, e é nessa base que vive Melanie, uma criança faminta, que não é faminta o tempo todo, ela precisa de um gatilho para fazer ela se transformar e depois quando o gatilho perde energia, ela vira uma criança normal novamente.

Melanie acorda antes dos oficiais começarem a chamar as crianças, ela arruma sua cela e senta na sua cadeiras de rodas, esperando dois militares entrarem na cela, uma com uma arma na sua cabeça e o outro amarra ela na cadeira para leva-la para a sala de aula. A aula é a coisa que Melanie mais gosta, lá ela aprende sobre tudo e todos, é onde ela aprende o que tem lá fora, e é isso que a faz pensar que ainda tem esperanças de conhecer o que tem fora da grande porta acima do solo, já que a cela fica no sub solo e que os únicos lugares que frequenta é a sala de aula e a cela.

Ela ainda tem esperanças de ir lá fora e ela não sabe que isso pode estar mais perto do que imaginava e que as coisas La fora estão totalmente erradas e tudo esta diferente do que sua amada professora Srta Justineau havia lhe contado.

Esse livro foi divulgado fortemente pela Rocco como distopia, A menina que tinha dons tem boa parte dele de distopia, mas tem traços bem definidos de ficção cientifica e um pouco de fantasia, e isso que pecou um pouco na divulgação e na sinopse dele, não estou falando que não é distopia, é sim distopia mas eles deviam ter divulgado como ficção cientifica também, eu falo isso por que quem vai ler esse livro pensando que é igual a jogos vorazes ou divergente, pode talvez se arrepender. Eu gostei bastante e confesso que li por ser distopia e que era parecido com jogos vorazes e pela capa que é PER-FEI-TA, mas li a sinopse na livraria, me empolguei ainda mais, comprei, li e amei.

Melanie é muito cativante e quem tem irmã ciança vai se apaixonar imediatamente por ela, o ego curioso dela foi uma das melhores coisas que autor criou, os personagens ficaram bem construídos, a Melanie pra mim é a melhor personagem, a doutora e o general são bem contruidos também, menos a Helen( a professora que Melanie mais gosta e que tem um papel importante no desenvolvimento da narrativa), que deixou um ar meio superficial da personalidade dela. Fora isso ta perfeito e pelo Carray ser roteirista (ele é o roteirista do X-man) , pesou do lado bom por que ele conseguiu fazer uma narrativa descritiva sem ser pesada e cansativa

Espero que tenham gostado e que leiam por causa da resenha, se lerem comentem aqui! Abraços!

~SPOILERS~ (leia por conta e risco)

O que falar desse final??? É aquele que vai chegando parte da coisa que vai acontecer e você fica tipo: não! Não faz isso! Meu Deus!! Nããããooo! Ai acontece e fica perfeito, quando a Melanie fala pra Helen que o que ela fez eu fiquei de boca aberta. Ela simplesmente fala que infectou todo MUNDO DA FACE DA TERRA!! COMO?? Tem umas partes no meio desse livro que da nojo... Serio, quando a Melanie mordeu um lixeiro na artéria horta do pescoço e o autor narrou exatamente o que aconteceu tipo o sangue espirrando na cara dela... Da arrepios de verdade ate agora que eu estou escrevendo isso ~arrepio~

Sem duvida a Melanie é uma das melhores personagens criadas no mundo dos livros, a personalidade dela é muito peculiar, tem uma parte que é espetacular, a Melanie tem que espantar os famintos e ela pede, simplesmente pede para o general colocar a mordaça nela e as algemas sem ele nem dizer nada sendo que ele nem ia colocar porque já estava confiando nela, mas Melanie diz que ainda não confia nela mesma.

Uma coisa que surpreendeu bastante foi quando o autor finalmente disse o porque de a Melanie e as outras crianças agem de forma normal, como poder adquirir conhecimento mesmo sendo famintas sem alma, durante o livro você vai criando expectativas sobre como isso acontece e quando ele fala você fica de queixo caído que o fato de eles poderem ser mais parecidos com humanos por dentro é que eles nasceram de mães já com o vírus no corpo, por isso podem fazer quase todas as coisas que os humanos fazem menos viver em sociedade.


Um comentário:

  1. Hello, Miguel.
    Here's your English teacher writing. I loved your blog!
    Congratulations!! It's very organized and well written. I wish more students had this passion for books! It's so beauttiful! It makes me feel very happy :)
    Congratulations one more time. Keep up with the good work!
    xoxo

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo