segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[Experiência literária] Holocausto #1

     Olá pessoal! Bom, essa vai ser a nova coluna do blog que eu havia falado num dos últimos posts. Vai ser uma coluna sem data específica para postar e provavelmente vai ter quase a mesma frequência de publicação das resenhas... Acho que conforme vou fazendo vocês vão entender, mas é como o nome diz, são minhas experiencias com a literatura. Hoje vou falar sobre um livro específico, mas não vai ser como uma resenha, vai ser mais pra falar como foi ler o livro, o que eu senti ao ler o livro.  No caso de hoje vou falar sobre um livro do holocausto que eu li: Clube de boxe de Berlim.

ATENÇÃO: Esse foi meu primeiro livro sobre o Holocausto então relevem meu nível de surpresa com relação a alguns fatos. E sim, pode ter algum spoiler

     Eu acho que a maioria dos livros que quero trazer pra essa nova coluna são livros curtos e simples, no sentido de sinopse e premissa, assim como esse. Pra vocês se situarem vou sempre falar um pouco da sinopse, mas esse não vai ser o foco, OK? Então vamos lá... O livro vai contar a história de Karl Stern, filho de um dono de uma galeria de quadros em plena segunda Guerra Mundial, e além de tudo é judeu. Já dá pra perceber que depois de um tempo de o livro começar que eles não vão conseguir sobreviver de vender quadros e Karl não vai ter uma vida tão calma e normal depois do estopim da guerra, por isso aceita ter aulas de boxe com um lutador campeão na troca de um quadro do Picasso, e então tudo vai se desenrolar a partir daí.


     Pode parecer um livro básico ou "mais um falando sobre a segunda Guerra", mas trata de um outro lado, e não é da parte do boxe que estou falando. Karl e sua família não são judeus de verdade, além de não serem praticantes, a mãe dele e ele próprio são descritos como pessoas normais (no sentido de não se parecerem com judeus) e se não me engano um deles é loiro! Os Stern sofrem muito preconceito, tipo muito mesmo só por serem descendentes de judeus, e eu fiquei muito sei lá me sentindo mal mesmo pelas pessoas que vivenciaram isso, ainda mais se tivessem um traço judeu na família.

     Depois que ele começa as aulas a guerra fica cada vez mais forte e conflitos aparecem mais constantemente. Por ser um livro em primeira pessoa no ponto de vista do Karl, vemos exatamente o que eles passam nesses tempos sombrios e há uma parte mais forte em que ele narra como é ser atacado pelos seguidores do Hitler a noite, quando eles saem para roubar outras casas para "pegar o que pertence a eles por direito", nessa parte que fiquei mais de boca aberta, eles apenas entram e vasculham a casa pegando tudo o que vai ser bom para eles, e as vezes (na maioria das vezes) matam os moradores das casas ou pelo menos tentam.


     Eu procurei e não encontrei se a história é realmente toda verdadeira, mas na minha opinião a parte sobre a Guerra e real mas a parte de que ele fez aulas com um dos maiores lutadores daquela época não se se é verdade.

    No final eu acabei gostando bastante do livro e como não consegui descobrir se é ficção ou não acabei classificando ele como ficção. Resumindo ele junta ficção com uma coisa que acontece de verdade e acaba como um livro de não-ficção, final esse não gostei e por isso minha classificação foi de 4 estrelas. Ficou meio confuso né? Ele vai até perto do final como um livro de ficção, e o final se encaixaria melhor se ele fosse uma história totalmente verídica, por isso não dei as 5 estrelas.

     Eu recomendo bastante ele pra pessoas que querem começar a ler livros de tipo, por que pelo menos para mim foi um livro ótimo pra me apresentar o tema, e ah... o melhor de tudo é que comprei ele numa promoção da fnac física por 5 reais \o/. Espero que tenham gostado! Voltem depois para ver mais posts assim... Abraços!




13 comentários:

  1. Boa tarde Miguel vou aguardar as resenhas um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O livro parece ser interessante. Bem diferente dos livros que abordam esse tema.
    Vou anotar a sua dica e assim que puder quero ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee. esse livro é ótimo, é um livro que mistura ficção com realidade. A parte da coisa do boxer realmente é ficção, mas posso te dizer que pelo menos uns 70% do livro é não ficção. Legal tu ter curtido o livro viu!
    Tua resenha ficou muito legal!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá...

    Eu sou gamada em livros históricos e leio bastante obras desse gênero, Atualmente estou lendo um pós-guerra chamado O Dia Seguinte que já está me fazendo chorar muito.

    Livros assim são para pessoas sensíveis e não para indiferentes a dor alheia, porque não se importam com as dores causadas pelas guerras vãs e idiotas que a humanidade teima em fazer.

    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ouve uma época em que lia muitos livros sobre o holocausto , mais ultimamente não ando lendo tantos, geralmente é uma leitura pesada e que nos faz refletir muito , eu particularmente fico muito abalada por saber que mesmo se tratando de uma ficção aquilo de fato aconteceu que muitos judeus e não somente eles perderam suas vidas de forma tão cruel e violenta. Já conhecia este livro mais ainda não o li , não sei dizer se o leria ou não, mais gostei de saber sobre sua experiencia com ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Miguel,
    Nunca tinha ouvido falar desse livro até agora.
    Confesso que não é muito meu estilo, mas pelo o que você comentou, pelas coisas qu despertou em você, até me deu vontade de conhecer um pouco mais sobre o holocausto.
    Adorei a ideia para a nova coluna e acho incrível como alguns livros mechem com a gente.
    Um que fez isso comigo foi O Último Trem de Hiroshima. Fiquei mal de verdade.
    Essa coisa de misturar ficção e realidade sempre me deixa confusa já que nunca fui muito de entender história.
    Pela sua experiência parece que valeu à pena.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, parece ser ótimo, eu amo ler estórias sobre o holocausto, tanto verídicas quanto ficção. Essas promoções da Fnac física são ótimas eu vivo aproveitando. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Miguel, muito bacana começar a ler sobre a segunda guerra. Eu nunca li nada acredita? Vou seguir seu conselho e vou procurar esse livro para começar :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. OI Miguel!
    Adoro livros sobre a segunda guerra, livros que contam histórias dos judeus... Nós sempre vemos que não sofremos nada perto deles ou de suas familias, é muito triste, neh!? Eu acho que gostaria muito desse livro, vou anotar aqui!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Oi Miguel!
    Não conhecia o livro e sua coluna foi muito boa para apresentar o mesmo. Não sou muito fã do gênero, apesar de ficar curiosa, não vou muito atrás desses livros como gostaria. Apesar de ser um assunto importante e histórico, acho meio triste toda essa guerra e acho que esse é o motivo pelo qual me esguio de livros assim!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  11. Parei de ler seu post em "sim,pode ter algum spoiller",vou procurar uma resenha pra formar um preconceito. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Olá Miguel...
    Menino, eu gostei do que escreveu e gostei muito das suas surpresas também haha
    Diferente de vc eu não teria coragem de ler um livro assim, tanto que eu nunca li e infelizmente nunca o lerei :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Migs, tudo bom?
    Eu amo histórias sobre o holocausto tenho 2 livros pra ler, um sobre pessoas desaparecidas, e outro sobre um casal morto acusado de contra-espionagem, quero muito tempo pra lê-los, pois são densos, em contra-partida to cansada de Judeus, o meu livro preferido é o do Augusto Cury - o colecionador de lágrimas - porque fala dos negros, gays, poloneses, deficientes.... Eu quero ler um livro sobre o holocausto que não fale de Judeus, não foram só eles que sofreram, morte, por morte eles matam irmãos (palestinos são irmãos de judeus, cada um descende de um dos filhos de Abraão.) todos os dias, há décadas.
    parabéns pela leitura.
    Bjs
    Tay do Let iT Shine

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo