quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Vamos falar sobre | Leitores e livros digitais e desapego


     Já é de se imaginar que nos dias de hoje os e-readers estão cada vez mais comuns com toda a tecnologia avançando a todo vapor, mas ainda assim alguns leitores (assim como eu no passado) preferem ficar só com os livros físicos e ter toda a experiencia maravilhosa de leitura. E a pergunta que fica é vale a pena trocar toda essa experiencia de poder sentir o livro de verdade, além de todo o valor sentimental por um leitor digital para passar a gastar menos dinheiro e espaço? Hoje vou contar a minha experiencia e opinião e tentar ajudar quem ainda está na dúvida e falar um pouco sobre desapego.

     Primeiramente, eu era sim um daqueles leitores que se apegava muito com os livros, não emprestava pra quase ninguém e lia com o maior cuidado pra nem parecer que o livro foi lido, ao colocar ele de volta na estante parecia que saiu da livraria de tão perfeito mas com o passar do tempo, não digo que fui ficando desleixado, mas fui meio que desapegando, por que eu sou muito da opinião de deixar seu rastro nas coisas que fez, ter seu jeito de fazer as coisas para que quando uma pessoa ver o que você fez poder ver que foi você mesmo que fez aquilo sabe? E eu passei a marcar coisas no livro, fazer anotações e essas coisas, não quero dizer que você tem de sair marcando com a orelha ou sair abrindo quase todo o livro pra marcar a lombada, mas sim pra você buscar seu meio de mostrar que leu de verdade o livro, deixar sua marca seja ela qual for, eu achei a minha: marco minha frases favoritas e faço anotações durante a leitura mas isso não quer dizer que tem de fazer isso de verdade, se não gosta de fazer algo a mais, essa é minha opinião porque com isso o amor e todo o valor sentimental em cima do livro aumenta demais e não tem coisa melhor que pegar um de seus livros favoritos e ver suas anotações que fez durante a leitura e também passei a emprestar mais os livros (claro, para um grupo seleto de pessoas que eu tenho total confiança) para espalhar a mensagem que o livro trouxe pra mim, afinal, quanto mais pessoas tocadas pela mesma coisa incrível melhor, enfim, eu queria ter os livros, comprar, comprar e comprar, cada vez acumulando mais e mais livros, uma situação até que um pouco comum para os leitores assíduos, o que leva a questão do leitor digital...

     Cada vez mais eu tinha livros acumulados em casa, livros que eu não tinha a mínima vontade de ler, livros lá parados. Ai que começou a brotar a ideia do leitor digital na minha cabeça, coisa que nunca tinha nem passado perto dela, já que eu queria comprar cada vez mais e mais livros, e comecei a pensar: mas se eu comprar um leitor digital quando eu quiser um livro eu vou comprar porque quero de verdade, já que ele vai estra disponível em alguns segundos, consequentemente eu vou parar de comprar esses livros só porque estão baratos e que quando chegam já perdi a vontade de ler, então por que não faço isso? E foi o que fiz.

     Comprei e passei a usar (muito) o Kindle. Logo que chegou eu já passei a ler nele os livros que tinha em casa mesmo pra fazer alguns testes em mim mesmo. É muito fácil de mexer nele, quando você compra algum livro da amazon você escolhe pra qual aparelho deseja ir, mas depois é só sincronizar os outros aparelhos que você tem logado na mesma conta para ter o mesmo livro em todos e pra colocar um livro que você baixou da internet é bem fácil também: é recomendado que seja em mobi para poder utilizar todas as funções de texto, mas se estiver em pdf você pode utilizar o modo email para converter que nada mais é que você achar o email do kindle correspondente ao aparelho que quer enviar o livro, deixar seu email pessoal na lista de email aprovado lá na conta da amazon e enviar o livro anexado por esse seu email aprovado para o do kindle, e se ele não estiver em mobi basta colocar "convert" no assunto, e em segundos o livro já vai estar no aparelho desejado.

Interface inicial do kindle
       Sobre utilização mesmo, os leitores digitais tem vários recursos que melhoram ainda mais a leitura no quesito praticidade, no Kindle por exemplo, é possível ver a porcentagem de leitura e o tempo até o fim do capítulo ou até o fim do e-book ¹, o que me ajudou bastante em capítulos pequenos, cada vez que eu acabava um capítulo já tinha o outro falando que faltavam apenas 5 minutos e eu lia um atrás do outros e acabei um livro que eu demoraria uma semana em três dias, além de todo o potencial de o kindle ser um ótimo aliado na busca de palavras novas com um dicionário embutido ou no aprendizado de uma nova língua com a possibilidade de traduzir
as palavras com um toque na tela ² e além de tudo isso é possível fazer várias mudanças na estrutura do texto como na fonte e tamanho dela, margem e espaçamento ³.


     O grande passo que dei para decidir se eu ia mesmo investir em um leitor foi eu ter pegado um dia normal da minha vida, como um dia de estudos e trabalho e um dia agitado, como num final de semana e ver durante o dia em quais situações eu utilizaria o kindle. Na escola (onde eu trabalho e estudo) por exemplo eu chego a levar de 2 a 3 livros fora os didáticos para estudo, então seria muito melhor eu levar o kindle para ler durante os intervalos, do que os livros físicos normais né? Já no fim de semana é muito comum eu ir visitar algum parente ou ir em algum lugar que vai me possibilitar uma brecha para uma leitura, mas na maioria das vezes pode ser por pouco tempo, então é muito melhor eu levar o kindle no bolso mesmo, do que preparar uma bolsa para proteger o livro na hora de levar, isso nos dois casos durante o dia, já depois das 6 quase à noite eu fico quase sempre em casa, onde posso ler tranquilamente meus livros físicos com a melhor experiencia do mundo, podendo marcar minhas frases, sentir o cheiro e virar página por página até o livro acabar...

      Ou seja, pra mim, na maioria do tempo durante a semana eu estou fora de casa e é muito mais favorável eu levar meu leitor digital do os livros que estou lendo, e apesar de chamar muita atenção (já que é quase um tablet) na minha escola até que é bem tranquilo, e posso ler sem me preocupar com ele. O que eu quero dizer é que coloque tudo na balança, veja os prós e os contras com base no seu dia a dia, procure alguém que tenha um leitor e peça para ver as funcionalidades, ou vá em alguma loja física para ver (como o Lev da Saraiva e o Kobo da cultura) e pense bem antes de comprar... No meu caso está sendo uma mão na roda e recomendo muito para quem tem o tipo de rotina parecida com a minha.

Mais uma foto pra ilustrar 

     Sobre acervo, não tem nem o que reclamar sobre a amazon, mas até agora só "comprei" um ebook que estava de graça, e para ler os livros eu estou baixando direto na internet mesmo e até agora só li livros que eu já tenho o físico. Quando eu ler um livro que eu não tenho o físico eu provavelmente vou comprar para passar minhas frases e anotações pra ele. E na verdade é bem fácil achar livros em mobi na internet em sites como o LeLivros e o MinhaTeca, e com o livro em pdf convertido a única diferença é que seu livro vai ficar sem a capa na página inicial do leitor.


PS: eu esqueci de falar que para o kindle também é possível enviar o livro via usb mesmo, com o cabo que vem na caixa mesmo ou algum outro com usb e mini usb

Acabou ficando um post de discussão bem grande, mas espero que tenha ajudado de alguma forma, não esqueça de deixar sua opinião aqui nos comentários! Abraços e até o próximo!

4 comentários:

  1. Olá, Miguel. Tudo bem?
    Super válido o post, realmente muita gente ainda tem uma espécie de preconceito com os livros e leitores digitais. Ao meu ver é uma implicância totalmente sem sentido já que um não invalida o outro. Há quem diga que o livro digital vai substituir o físico mas eu acredito que ambos coexistirão sempre assim como o rádio e a televisão.
    Também tinha, inicialmente, uma espécie de receio em ler ebooks mas a falta de $$ pra comprar todos os livros que eu queria e a praticidade de ler tudo no meu Windows Phone me fizeram mudar de ideia. Além disso esse costume me fez adquirir o maravilhoso hábito de ler vários livros ao mesmo tempo já que reservo os livros físicos para ler em casa e os ebooks quando estou na rua, eu só vi vantagens.
    Estou louca para comprar um Lev pra mim <3

    Aaaah, os sites que indicou também são maravilhosos, uso demais! <3

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Eu esqueci de comentar no post mas também sou da mesma opinião, não tem como o leitor digital substituir os livros físicos, neles temos todo o valor sentimental e toda a experiencia de ler nos físicos e tal, o que pode acontecer são as pessoas comecarem a preferir os livros digitais, e as editoras vão ter que começar a tomar rumos diferentes, como a intrinseca, lançando livros com o acabamento cada vez melhores e a darkside que desde quando nasceu já veio com uma ideia bem inovadora... E compre sim o Lev, é totalmente diferente de ler no celular! Recomendo muito <3

      Beijo!

      Excluir
  2. Bom, concordo com o que falou. Mas acredito que sou um pouco mais velho de você e posso acrescentar uma coisa. Acumular livro significa perder espaço em caso e juntar muita poeira. E como já me mudei algumas vezes, imagina o transtorno para carregar tudo? Tem livro na casa da minha mãe até hoje para você ter ideia. Minha geração adorava acumular coisas, CDs, LPs, livros e por ai vai, mas a época era outra e os bens eram bem escassos. Então dá para entender que o povo gostava de exibir seus CDs Aliás, faço a menor ideia do que vou fazer com eles. Esqueceu de falar também na bateria que dura muito e dos incontáveis tipos, como aqueles que possuem luz interna que ajuda a ler quando não existe luz nenhuma. E cabe literalmente no bolso. Temos que desapegar mesmo e despoluir um pouco o mundo. Mas o que acho mais fantástico é que nenhum livro precisa ficar fora de edição mais, só de pensar, e espero que não demore, que possamos ter uma biblioteca com todos os livros já produzidos em nosso alcance, nossa... não daria tempo nem respirar, rs. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Cara, super útil seu post. eu sou uma dessas que não desapega, adoro o cheiro de livro novo e o modo de como ele fica depois de lido, tenho essa coisa de querer guardar os livros lidos na prateleira, gosto do fisco, das páginas, de desfolhar é antiquado e emocionante, realmente nao consigo me apegar ao livro digital, já até usei meu celular para tentar ler, mas não dá, o livro fisico ainda me atrai muito.

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo