quarta-feira, 2 de março de 2016

Livros de YouTubers são mais importantes do que você imagina


Eu nunca falei aqui sobre livros de YTubers primeiro porque isso ainda é (muito) polêmico e segundo que eu não tinha minha opinião totalmente formada sobre o assunto, até que a Intrínseca anunciou que iria lançar o livro da Viih Tube e começou a receber várias mensagens de ódio. Sério? Esses livros, mesmo que escritos por uma adolescente são sim importantes e hoje vou falar um pouco sobre minha opinião a respeito.

Primeiramente, não importa quantos anos que a pessoa que está escrevendo tenha, lógico que vai estar tudo escrito certo, e vai ter conteúdo sim, o livro vai ser direcionado para um público, e para essas pessoas esse vai ser um livro incrível. O primeiro argumento das pessoas contra essas publicações é de que vai ser um livro fútil, sem sentido, fraco e por ai vai, e pra chegar onde quero chegar o primeiro ponto é esse, a pessoa é famosa, então vai ter pessoas pra comprar o livro, e o mais importante, vai ter pessoas que vão amar o livro, e mais importante ainda, vai ter pessoas que vão ser influenciadas por esse livro e passarem a ler mais! Uma coisa que as pessoas tem de entender é que a leitura não é mais sinônimo de superioridade e elitismo, antigamente saber ler era como um dom inalcançável e hoje toda criança de 6/7 anos sabe ler e tem livros de R$5,00 por ai. E uma outra coisa, se você acha esses livros desinteressantes, saiba que a pessoa que gosta desses livros também acha que os livros que você lê são desinteressantes, e tudo bem! Basta não brigar por isso.

Agora focando na editora, ela quer mesmo só dinheiro? Em partes. Temos que pensar nela como uma empresa que deve cogitar várias coisas ao mesmo tempo desde lucro à bem estar de clientes, e para agradar os clientes precisa de dinheiro não é mesmo? E no caso da editora, ela precisa de dinheiro para conseguir trazer livros que nós amamos e edições cada vez melhores, e como ela consegue $$ pra isso? Exatamente o que você está pensando, prostitu.... não , são os livros de YouTubers! Qualquer editora que há no mercado hoje poderia muito bem publicar um bom livro de um autor nacional (afinal, há várias ótimas história de autores independentes rodando por ai) mas uma história por si só não vende quanto uma história de uma pessoa já conhecida, podemos tomar como exemplo nós mesmos, qual é a chande da gente comprar um livro que nunca ouvimos falar em vez de um de uma pessoa que conhecemos, ou já ouvimos falar? É mínima a chance.

Um livro de uma pessoa que já tem certo engajamento com a sociedade ou com certo público fiel vai vender muito mais que qualquer outro livro, na minha opinião os livros de YTubers além de trazerem vários outros benefícios consegue trazer mais verba para a editora poder apostar em livros de autores desconhecidos, mesmo que isso não ocorra inicialmente um dia não vai sobrar mais nenhuma saída.

Posso puxar essa mesma linha de raciocínio para os livros de pessoas já consagradas, por exemplo: J.K. Rowling, Rick Riordan, Nicholas Sparks, Cassandra Clare e entre outros... Sempre quando lança algum livro de autores do tipo há uma galera que vai correndo comprar. 

Por fim, eu só queria dizer pra você que mesmo assim é contra os livros do tipo (escreva porque nos comentários para discutirmos) não seja do tipo babaca de sair julgando eles sem ter lido, pense antes se gostaria que falassem assim do seu livro favorito, e não se sinta superior sobre uma pessoa que lê esses livros. Espero que tenham gostado e que tenham entendido meu ponto de vista, deixe um comentário com sua opinião! Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo