quarta-feira, 18 de maio de 2016

Resenha | Tudo e todas as coisas, Nicola Yoon


Tudo e todas as coisas é o romance de estreia da Nicola Yoon, e já posso dizer de cara que ela me impressionou demais pelo modo como ela escreve, é de uma forma tão rápida e dinâmica que você chega a ler mais de 80 páginas em uma hora ou menos, e o melhor é que vai passando e você não sente que ela está acelerando as coisas, é só uma história tão boa com uma escrita tão simples no sentido de te fazer sentir a vontade na leitura que passa voando.


Agora pulando para a parte da história em si, Maddy, a protagonista e também a narradora da história está muito doente, na verdade ela já nasceu assim com o IDCG (Imunodeficiência Combinada Grave) e já coloco uma nota aqui que eu não pesquisei sobre se essa doença é realmente verídica ou se ela usou de alguma para ter uma base. E essa "síndrome" basicamente pode deixar ela doente por qualquer coisa, ela pode ser alérgica a tudo.

A casa dela é toda preparada para as dificuldades dela, como vários livros para auxiliar nos estudos dela em casa, uma enfermeira (Carla) 8 horas por dia, o acompanhamento diário da mãe dela que é médica, além de toda a parafernalha de hospital que ela deve ter em casa de precaução e entre outras coisas como as janelas que devem ser lacradas e o ar entra por um único filtro instalado na chaminá que só deixa entrar coisas microscópicas.


Depois de toda essa apresentação, a autora vai começar a te colocar na história com a premissa do livro de forma tão sutil que de repente você já vai estar totalmente imerso no enredo. Maddy descobre que há vida fora da bolha dela, e ela quer mais do que tudo que já tem, ela quer todas as coisas. Essa premissa é de que chega determinado momento da história que uma família se muda para a casa ao lado, e é por um dos filhos da família que Maddy se interessa, e durante todo o livro você vai acompanhar essa saga dela em busca de sentir o gostinho de todas as coisas fora da bolha.

No final eu acabei dando 4,5 estrelas que viraram 4 para o skoob porque mesmo que o final foi super surpreendente pra mim, no sentido de que eu nunca imaginaria aquilo que aconteceu, quando fui ponderar toda a história com o final, eu achei que foi um final bem cliche para toda a atmosfera que ela criou com todas os personagens.

Eu realmente fiquei bem empolgado com a escrita dela e até fiquei assustado porque quando eu recebi ele da NC eu peguei ele para folhear porque estava muito ansioso para ler e acabei lendo quase 50 páginas em menos de meia hora. Tenho que dizer que essa diagramação da NC ficou muito perfeita e como foi feita a tradução de todos os gráficos e figuras de todo o livro ficou definitivamente a altura do original.


E por fim para citar um pouco dos personagens, eu adorei a enfermeira Carla, ela foi de longe minha personagem favorita e havia capítulos em que eu me irritava imensamente com a Maddy e sua mãe e o papel de trouxa que o menino que se muda ao lado da sua casa, o Olly, é tão gigante que daria para imprimir todos os livros do Stephen King umas 5 vezes rsrs.

Eu sou muito suspeito para recomendar YA porque é muito difícil que não gostar de um, e creio que é ainda mais difícil por eu estar muito na vibe de livros do estilo, mas se você gosta de um história bem dinâmica e rápida de se ler ou assim como eu sempre gosta de se arriscar num YA vai fundo nesse que não vai se arrepender. Espero que tenham gostado, abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo