quinta-feira, 12 de março de 2015

[Resenha] Como eu era antes de você - Jojo Moyes - Intrinseca



     Como eu era antes de você nos mostra como Jojo Moyes é uma ótima autora, nos tocando bem da ferida até do mais frio coração, é um romance narrado com tanta perfeição que pode surpreender, como fez comigo, se você não leu ainda, Leia a resenha e depois o livro, e você que já leu venha discutir comigo o final pois estou realmente precisando. Espero que gostem da resenha.



     Luisa Clark é uma cidadã comum de uma cidade comum, que não tem sonhos nem ambições, sua vida é pacata e tranquila, sai de manha de casa e vai para o café onde trabalha lá ela interage bastante com as pessoas, o que é uma coisa que ela gosta bastante, depois Lou vai de volta pra casa e às vezes vai ver seu namorado treinar corrida.


    Nos finais de semana ela se encontra com ele também e sua vida se resume a isso. Na sua casa, quer dizer, na casa de seus pais, Lou dorme num quartinho que mais parece um armário, sua irma, Katrina e o filho, Thomas dormem no seu antigo e grande quarto, sobrando apenas mais um quarto para seus pais. No outro da cidade um jovem totalmente diferente de Louisa, Will Traynor é tetraplégico ha pouco mais de dois anos e é depressivo, sarcástico, abusando sempre do humor ácido, com indiretas para todos, alem de perder a contado de viver. Ele é um ex-CEO de 35 anos que antes do acidente chefiava a empresa que virara sócio e viajava para todos os lugares, tinha dinheiro e não tinha medo de gastar, tinha uma namorada e perdeu ela para seu melhor amigo.

     Voltando para a vida de Lou, tudo estava bem ate que seu chefe resolve fechar o café, consequentemente Lou perde o emprego, ela não consegue nenhum outro, a não ser que considere trabalhar a noite numa fábrica de frango depenando galinhas. Syede, seu consultor de emprego, perde a paciência com Lou por ela não ter nenhuma especialização e nem gostar de nenhum emprego, ate que surge a proposta de se tornar cuidadora de Will. Ela vai fazer a entrevista e para sua surpresa consegue o emprego. Só que o grande porem é que Will odeia o que a Lou realmente vai fazer para Will, que não é só cuidar dele...


    Imagina a perfeição em forma de livro. Imaginou? Sim, é esse o livro. Serio... Não tem nem como explicar. A narrativa dela é algo que me chamou muita atenção, porque ela descreve o que vai acontecer, e em vez de ela repetir de novo no próximo capitulo resumindo a mesma coisa, ela simplesmente não repete, e fica muuuito bom de se ler, tanto é que esse livro eu li em três dias, que é um numero bom pra quem só le a noite e é um livro de pouco mais de 300 paginas. 

     Eu me emocionei em dois pontos do livro, mais ou menos no meio e depois bem no fim, tipo na ultima pagina. E esse foi o primeiro livro que eu chorei! Sim!! Nem ACEDE, nem cidades de papel, nem quem é você Alaska, nem Invisível, nem se eu ficar, nem THG e nem convergente... Como eu era antes de você fez escorrer uma lagrima do meu olho, mas não me deixou aos prantos. É realmente um livro bom só pela narrativa, os personagem te comovem de uma tal maneira... Tipo, eu queria matar a irma da Lou no começo, e no final eu amava ela, a Jojo marca muito bem a personalidade dos personagens, o que é um ponto forte do livro também.



     Leiam que você não vai se arrepender... Talvez o final não te agrade, mas eu gostei e mesmo que você não goste do final, o desenvolvimento do livro é muito bom, incluindo o crescimento dos personagens.

~spoilers~
     Eu confesso que realmente esperei passar um pouco o burburinho em cima desse livro para ler e não achar que era tudo aquilo que todos diziam, realmente o final não é AQUELE FINAL, é um final clichê e se você ler no tempo certo você vai chorar, acaba com uma carta do Will que morreu falando que deixou dinheiro pra ela viver a vida que ela quiser com toda aquela verba, ai ela le a carta e começa a chorar e acaba o livro.

     Sim, é o tipico final de livro da menina que se apaixonou pelo impossibilitado/doente/ tetraplégico/ sem perna ou bracos ricaço que no fim morre e deixa o dinheiro para a amada.
    Quase chegando no meio eu fiquei com tanta raiva mas tanta raiva da Katrina que chegava ao ponto de eu querer entrar no livro e matar ela, o livro INTEIRO ela falou que que os pais não tinham dinheiro e ela não podia trabalhar, e que a Lou tinha logo que arrumar outro emprego porque mesmo sem poder trabalhar ela queria voltar a fazer faculdade e não podia pagar, Aaaaaahhhhh me poupe! Não tem dinheiro, não pode trabalhar, tem um filho pequeno, fica insistindo para a irma ir trabalhar, e quando a Lou consegue um emprego de bosta, e quer se demitir, a Katrina fica lá insistindo pra ela não largar sem nem saber o por que. Isso me revolta muito... A Camilla Traynor as vezes enchia o saco, mas nada que me revoltasse. A única coisa que eu não gostei foi que a autora cortou a parte que a Lou fala com o Patrick se ele falou para a imprensa sobre o caso de Will, tem apenas uma fala e já pula pra próxima cena.



     Serio, eu nunca tinha me revoltado com uma personagem assim antes, e nem um livro tinha mexido tanto comigo, foi um livro que me tocou muito e vai marcar a minha vida pra sempre, estou pensando em reler ele, mas não agora, no seu devido tempo vou ler de novo, por que não absorvi a morte de Will ainda, e já estou louco pelos outros livros dela.

Um comentário:

  1. Oiii!

    Eu li o "CEAV" ano passado e ainda hoje vivo o luto pela morte do Will. :( O livro é simplesmente lindo, e ao mesmo tempo triste demais, e paradoxalmente eu amei isso! Enquanto lia eu tinha a esperança de que o final fosse ser diferente daquele que eu estava prevendo, mas quando cheguei na última página, meu peito ficou tão, tão apertado que eu só conseguia pensar nesse livro durante umas duas semanas. Quero relê-lo também, até para poder resenha-lo no blog, mas ainda ñ é o momento! :)

    Parabéns pelo seu blog!

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo