sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Resenha | Dom Casmurro, Machado de Assis


     Oi gente hoje vou falar do clássico "Dom Casmurro"! PODE CONTER SPOILERS! A história se passa na cidade maravilhosa (Rio de Janeiro) por volta do ano de 1857. O livro é narrado por Bento Santiago apelidado de Bentinho quando este já possui por volta de 60 anos.
     Bentinho é o filho de Pedro de Albuquerque Santiago um fazendeiro e deputado e de Dona Glória. Ainda pequeno seu pai falece.

     Vive com José Dias, um agregado que vive de favores na casa de dona Glória, supostamente é médico; Tio Cosme, irmão de dona Glória, viúvo e advogado; e Prima Justina, prima de sua mãe , que, segundo Bentinho falava o que vinha na mente.

     Bentinho ainda menino escuta uma conversa entre José Dias e sua mãe, ela pretende mandá-lo ao seminário para cumprir uma promessa feita pouco antes de seu nascimento. A mãe, que já havia perdido o primeiro filho, prometeu que, se tivesse outro filho ela faria dele padre. Na conversa, dona Glória soubera da amizade estreita entre o menino e a filha de Pádua, Capitolina. 

     O menino percebe que isso o separaria de sua “amiga” Capitolina ou simplesmente Capitu, filha de um modesto funcionário público o Pádua, seu vizinho.

     O garoto fica furioso com José, que o denunciou, e expõe a situação a Capitu. A menina ouve tudo com atenção e começa a arquitetar uma maneira dele escapar do seminário, mas todos os seus planos fracassam. Assim ele segue para o seminário com a promessa de que se casaria com ela. 

     Lá, Bentinho conhece Ezequiel de Souza Escobar, que se tornaria seu melhor amigo. Em uma visita a sua família, Bentinho leva Escobar e este conhece Capitu.

     Depois de muitas artimanhas fracassadas para se livrar de se tornar padre, enfim ele consegue fugir deste destino e vai estudar direito, para depois se casar com Capitu. Escobar, por outro lado, casara-se com Sancha, uma antiga amiga de colégio de Capitu.

     A felicidade do casal principal porém é ameaçada pela demora de ter filhos. Escobar e Sancha não possui a mesma dificuldade. Têm uma menina, a quem colocaram o nome de Capitolina. Depois de alguns anos, Capitu finalmente tem um filho, e o casal retribui a homenagem que Escobar e Sancha lhe haviam prestado. O filho é batizado com o nome de Ezequiel. 

     Os casais passam a conviver intensamente. Bento, com seu ciúme e desconfiança, vê uma semelhança terrível entre o pequeno Ezequiel e seu amigo Escobar, que numa de suas aventuras na praia acaba morrendo( o que foi uma fatalidade já que este era o melhor nadador). Com o ciúme de Bentinho se tornando insuportável e a desconfiança da paternidade de Ezequiel, o casamento acaba. O casal fingi uma viagem à Europa e lá ficam Capitu e o filho.

Capitu morre sem voltar ao Brasil e Ezequiel faz uma breve visita ao suposto pai por quem é rudemente tratado. Pouco tempo depois o rapaz também morre durante uma viagem de estudos. E quanto ao apelido Dom Casmurro, este foi colocado por um jovem que "importunava" Bentinho em um idade avançada. “Casmurro” é um termo referente ao homem calado e metido consigo, e “Dom” é uma ironia, pois atribui importância, destaque a este homem isolado.

     Confesso que me surpreendi com o livro pois apesar de ser tão bem falado achava que era cansativo(não que a história não pudesse sofrer alguns cortes em partes desnecessários) que o mistério que envolve o livro era fácil de entender.
Errei drasticamente, é um livro que te prende pra saber se houve ou não a traição, e te dá pistas que dependendo da sua imaginação te levam a criar teorias que só alimentam o grande mistério da obra.

     Acho até desnecessário dizer o quão boa é a escrita e a construção dos personagens devido ao maravilhoso currículo que o autor possui. 

     Me digam nos comentários se vocês acham que Capitu traiu ou não traiu !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo