sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Abandonar livros pode ser normal sim


Depois de ver vários comentários num grupo do facebook com pessoas falando que são contra abandonar algum livro, eu resolvi vir aqui fazer um post falando sobre isso e como já se tornou comum eu fazer isso.

Primeiramente, é bom deixar claro que é de todo direito você não concordar comigo, porque claro que apesar de tudo, narrativa, personagens e a trama não serem bons ele pode ter um final legal (que é o argumento da maioria dessas pessoas que mencionei), e é esse o ponto do post, um livro não é feito apenas para ter um final incrível, ele é formado por várias partes pequenas e se essas partes são perfeitas singularmente a obra final vai ser tão perfeita quanto. E daí que sai minha linha de pensamento pra abandonar a maioria dos livros: se eu cheguei na página 100 do livro e até agora não me simpatizei com a narrativa e muito menos com os personagens, pra que eu vou querer saber o final (mesmo que seja bom) sendo que não dou a mínima pro resto, entendem?

E é basicamente isso, se você esta lendo o livro e não está dando bola pro que foi falado até certo ponto do livro, você não precisa ficar lá sofrendo com protagonistas chatos e coadjuvantes inúteis só pra chegar no ultimo ponto final, há muitas outras histórias a serem lidas e desfrutadas. Por isso que eu acho super válido e normal deixar algum livro de lado alem de ter outros casos como livros que achamos que não é legal ler agora por causa de idade e/ou momento que esta passando

Bom, mas em que ponto devo abandonar um livro exatamente? Esse é um ponto que cada um deve ter o seu, mas meu método é quando eu começo a pensar: "Ah ta muito parado!"//"Ah que história chata!"//"Ah não tô pra ler esse livro agora" mas ai eu continuo... e falo: "Vou tentar mais um capítulo pra ver se melhora/continuo", quando eu falo/penso nessa frase na minha opinião é uma boa hora de pensar se quero mesmo continuar e parar, e ai vou na segunda parte do meu método, por que vou parar?

E agora na fase final do porque é na verdade a parte mais facil, acho eu. Quando fui começar a preparar o post fui ver os livros que eu havia abandonado e percebi que na verdade não foram muitos, e separei um de cada dos três  porquês que uso pra abandonar:

O meu mais comum é o porque agora não estou na vibe desse livro então vou dar um tempo. E esse tempo é muito relativo, os dois que abandonei nessa categoria foram Marca de Atena e Eu te darei o sol. O livro do Riordan eu quero muito ler, quero muito acabar a série, mas eu achei ela muito repetitiva, ele basicamente pegou a fórmula que deu certo com PJO e fez em HDO acrescentando mais personagens, então eu deixei de lado pra eu não ler só por ler até eu ficar com vontade de uma boa aventura de novo, e já com Eu te darei o sol eu parei porque não consegui me posicionar na história, achei os personagens muito bem construídos e quero muito continuar, na verdade ele está parado há pouco tempo e quero colocar ele de meta de março. Tem mais alguns livros que faço isso, mas na maioria das vezes eu paro por uma semana pra dar um tempo e depois já volto.

O segundo é o porque se eu ler agora não vou aproveitar tanto quanto eu ler em outra época, e nesse pode ser meio estranho eu saber que não é bom ler tal livro em época tal, mas enquanto eu lia os dois livros que parei desse jeito até hoje eu sentia que se eu acabasse eles forçando não iria desfrutar de verdade da leitura. Foram dois do King, Misery e Sob a Redoma. Sob a redoma é um caso muito delicado, eu só parei ele por que eu não consigo lidar com 1000 páginas de Stephen King, acho que não estou pronto pra algo mais maçante dele, e Misery eu parei numa época que eu estava cheio de provas e também pretendo voltar com ele em breve, só vou ter de reler o que já li.

E o último é o mais improvável de acontecer, acho. O porque esse livro é muito chato mesmo, só isso. É impossivel lidar com O substituto! Eu comprei por ser de um autor tão falado, mas a história não faz nenhum sentido pra mim e não gostei nem um pouco da narrativa dele. Esse porque eu penso bem antes de usar e é só em último caso mesmo, tanto que esse foi o único livro que aconteceu isso e estou pensando em dar ele embora antes de eu acabar de ler mesmo.

E por último eu só queria falar que não importa quantas páginas você já leu do livro, 100, 200, 300, se o final dos personagens não vai fazer a mínima diferença na sua vida você não precisa ler ele, vai ter casos contrários disso, mas são poucas chances. E não estou aqui pra te obrigar a sair abandonado livros, estou te mostrando uma alternativa de leitura, um modo de aproveitar mais livros, pense e veja se isso pode se encaixar na sua vida porque o pior de abandonar um livro é fazer isso forçado. Espero que tenham gostado! Não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião... Abraços!

PS.: Sim, as vezes fico com dó de abandonar um livro


2 comentários:

  1. Eeeei Miguel! Sou MUITO a favor da abandonar livros! Na minha opinião, ler tem que ser, em primeiro lugar, prazeroso para o leitor e, se isso não está acontecendo com o livro que se está lendo no momento, nada mais justo consigo mesmo do que procurar algo mais divertido... E é engraçado isso, porque logo que você falou, fui olhar quantos livros havia abandonado e, em cinco anos que tenho o skoob, só deixei de lado nove. É, apesar de sermos a favor, temos total controle sobre isso.

    Adorei seu ponto de vista!

    Um beijo,
    Vi. <3

    http://blogfloreando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, e é exatamente isso mesmo, a leitura tem de ser prazerosa primeiramente, a não ser um livro de estudo e etc... Bjos!

      Excluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo