segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

[Resenha] Carta de amor aos mortos, Ava Dellaira


Um livro que se passa em cartas pode ser algo meio ultrapassado, mas aqui em Cartas de amor aos mortos elas servem para amenizar a dor de Laurel, a protagonista, que acabou de entrar numa nova escola depois da morte de sua irmã, essas cartas são uma lição de casa da escola, mas que acaba sendo seu modo de viver dessa sua nova vida.



Laurel recebe como primeira lição de casa a tarefa de escrever uma carta pra alguém que já morreu e o livro já começa ai, com ela contando pra esse alguém, no caso o Kurt Cobain, como ela se sente e sobre o dia a dia dela depois de tudo que aconteceu, e com o desenrolar do livro Laurel continua escrevendo cartas aos famosos que já morreram que tem alguma ligação com ela, ao que ela viveu e vive, e você vai percebendo o quanto ela era ligada com a May, a irmã dela que morreu e o quanto ela se sente sozinha agora.

O livro vai trazer muitas passagens em que Laurel está muito deprimida e muitas frases de impacto que levam a entender isso também, mas o livro não é de todo depressivo, vai se tratar mais de sua reconstrução como pessoa na sociedade, porque perdendo a irmã, ela também perdeu sua personalidade e sua vontade de viver. E o foco primordial nisso tudo é ela escrever para pessoas que ela confia, ela se sente confortável conversando com elas e consegue colocar tudo pra fora aos poucos.


Eu particularmente acho esse livro fantástico pela forma que a autora abordou a história, não só a principal, da Laurel com as cartas, mas o plano de fundo onde acontece tudo. Ela consegue manejar tudo de uma forma tão sutil que tudo fica perfeito. Falo isso, porque nas brechas da história principal há temas bem sensíveis e pesados, que devem ser abordados com cuidado se tratando de um livro para jovens, como o estupro, homosexualidade e drogas na adolescência. E Ava Dellaria faz isso perfeitamente.

O livro acaba com um final perfeito pro rumo que a trama foi e quando eu o fechei pela ultima vez só tinha uma coisa que não me deixou dar 5 estrelas pra ele. Antes de ler eu já sabia que se tratava de cartas mas não que era o LIVRO TODO narrado por cartas, e depois de um tempo lendo comecei a estranhar um pouco isso, por que o que aprendi na escola sobre cartas é que são textos com um começo e um fim narrado em primeira pessoa, contando sobre casualidades da vida em sua maioria e sei lá, acho que a autora não soube aproveitar esse artifício do melhor jeito, e ao meu ver o livro ficaria melhor se ele tivesse uma separação de capítulos normal com cartas intercalando, sabe?


E é basicamente isso, acho que esse é um daqueles livros que você só precisa saber da premissa básica e se gostar ir procurar para ler o aproveitar o máximo e também acho que esse deveria ser um dos livros com leitura pelos jovens e recomendo não só para os leitores desse nicho mas também pra quem gosta de um bom drama com romance no meio. 

Essa é a primeira resenha do meu novo projeto sem nome que consiste em eu postar lá no instagram (@lendodemasiado) uma foto com três livros para uma votação aos sábados e o mais votado (no caso de agora, Cartas de amor aos mortos) ganha uma resenha no blog e no instagram na segunda-feira, então pra você que está vendo essa resenha no blog não esqueça de seguir o ig para participar da votação e se você está vendo no instagram dá uma passada no blog pra ver outros posts! Abraços

PS.: Não se esqueçam de comentar o que acham do projeto :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo