quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

[Top 5] Livros para ler na escola


Entrando no clima volta às aulas, hoje trouxe uma lista de livros para adolescentes a serem lidos durante o tempo letivo, por que nada mais justo do que ter uma boa leitura nos intervalos das aulas ou em casa depois de um dia cheio de provas e trabalhos.



O primeiro livro da lista é meu queridinho do meu autor favorito (não podia faltar né?!) Naomi & Ely e a lista do não beijo do David Levithan e a Rachel Cohn. Eu acho ele um livro bem leve e bem fácil de ler com todo o toque do Levithan que deixa a leitura mais fluida ainda e apesar de não ser um dos melhores dele, eu gostei bastante e acho ele bem legal pra ocasião, um livro leve pra te distrair um pouco.

E ele vai narrar a história de Naomi, aquele tipo de colega que faria tudo pro seu melhor amigo Ely, eles passam tanto tempo juntos e são tão ligados que ela acaba se apaixonando por ele, mas o grande problema: Ely é gay. E antes de tudo isso acontecer eles montaram e foram atualizando com o tempo uma lista de garotos que os dois não podem beijar.


O próximo é um dos livros que vai entrar pra lista de estar em todo tipo de lista que eu faço: A aposta da Vanessa Bosso é simplesmente perfeito, em tudo, de todo ponto de vista e ótimo pra passar um tempo nos intervalos ou esfriar a cabeça. A Vanessa aqui criou personagens muito marcantes com uma trama que te prende até a ultima página do livro fazendo você vibrar em cada grande acontecimento do livro.

Nina é a típica garota do ensino médio com a cabeça centrada e que já sabe tudo que quer quando acabar o ultimo ano e pra descontrair ela decide se deixar levar e aceita a grande aposta do ultimo ano. Toda sua turma vai para uma ilha como viagem de formatura e Lex terá o tempo da estadia para fazer Nina se apaixonar por ele para ter o dinheiro que precisa para consertar sua moto.


Continuando, aqui tem outro livro que se tornou um dos meus favoritos nos últimos tempos, Surpreendente do Maurício Gomyde. Eu li esse livro no meu ultimo bimestre do ano passado e ele é ótimo para pequenos intervalos já que tem capítulos pequenos e bem amarrados.

Conta a história de Pedro, que se formou em cinema e seu maior sonho é ganhar um cacau de ouro e ele quer fazer isso antes de ficar cego, já que tem uma doença degenerativa. Já tem resenha dele aqui no blog


Continuando, aqui tem acho que o livro mais pesado dessa lista mas por se passar na escola e tratar temas muito importantes é muito bom se ler ele na época da escola. Por Lugares Incríveis vai falar de Violet e Finch, duas pessoas totalmente diferentes mas com um pensamento totalmente igual: querem se matar. Jennifer Niven se tornou minha autora preferida depois desse livro por conseguir narrar um tema assim com tanta maestria.

Também tem resenha dele aqui no blog e lá expliquei todos os pontos fortes do livro e com certeza já adianto que é um livro que recomendo pra todos.


Esse é outro caso de que é um pouco diferente dos outros. Em Cartas de amor aos mortos, Ava Dellaria trata diferentes temas muito importantes de um jeito muito sutil usando as cartas. Laurel é a protagonista e depois de ter perdido sua irmã mais velha ela resolve mudar de escola, lá, sua primeira lição de casa é escrever uma carta para alguém que já morreu e ela além de escrever uma, continua escrevendo várias, para varias pessoas, vários famosos na verdade, e assim que vai desenrolar o livro, todo em cartas, com Laurel falando de seus problemas do passado e de como anda se sentindo.

Apesar de não ser um livro muito falado e não ser tão aclamado quanto os outros que eu falei, ele tem muito em comum com eles, Cartas de amor aos mortos é totalmente despretensioso com o intuito de narrar a vida de uma adolescente normal com vários problemas na cabeça, não totalmente normal por causa da perda da irmã, mas narra várias coisas típicas de adolescentes, e ele com certeza é perfeito pra ler quando se chega da escola.

Espero que gostem e aguardem que na próxima segunda vai sair um post bem especial também sobre volta as aulas que estou preparando. Abraços e até lá!






3 comentários:

  1. Eu leio a maioria dos meus livros na escola, porque eu casa eu só faço estudar kkk, eu já li Cartas de amor aos mortos e amei, a Laurel é uma fofa <3 e eu quero ler Por lugares incriveis, todo mundo fala bem e não tem como não querer ler.
    Beijos
    http://saboreandoasestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que saudade do tempo que eu podia ler durante as aulas chatas e ainda tirar 10 nas provas... Esses YA não são do meu tempo de adolescente, mas parecem ser muito bons. Quero ler Por lugares incríveis porque gostei da sinopse e carta de amor aos mortos por causa do título (tenho essas esquisitices, me julgue ahahhaha). Mas esse seu post me fez ter vontade de ler Surpreendente. Claro que já vi a capa por aí, que já ouvi falar nele, mas não sabia sobre o que se tratava e confesso que não tive a curiosidade de ir buscar... Eu quero ler agora... Poxa, saudade da escola :/ faculdade é tão cruel que nem ler na aula dá HAHAHAHAH. Crianças, não leiam na aula, prestem atenção para passar no vestibular! Preciso ler mais nos meus intervalos e deixar o celular de lado...
    Amei o seu post, bateu uma nostalgia aqui...
    http://virtualcheckin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi! Acredita que eu ainda não li nenhum livro da sua lista? Mas quero muito ler Naomi e Ely, Por Lugares Incríveis e Cartas de Amor ao Mortos. E também me interessei pelo outros dois livros A Aposta e Surpreendente que me pareceram ser bem interessantes. E lendo seu post me fez ter saudade do recreio da escola, agora na faculdade não dá tempo de fazer nada ): hahaha só da para ler em casa agora....
    Abraços RAphael
    http://aestantedosgemeos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo