sábado, 16 de abril de 2016

[#BEDA 16] O teorema Katherine, John Green


Colin já teve 19 namoradas chamadas Katherine, exatamente assim K-A-T-H-E-R-I-N-E, no começo, ele achava que era mera coincidência ter três namoradas com o mesmo nome, e seguidas, mas quando foi chegando a 10ª, 11ª, 12ª até a 19ª ele soube que há algo diferente, além de todas suas namoradas chamarem Katherine, todas terminaram o namoro com ele. Esse foi o momento eureca dele, fazendo-o descobrir que ele pode criar um teorema, com equações e tudo, para saber quando o namoro vai terminar e quem termina com quem antes mesmo dele começar. O livro tem essa premissa e com a minha resenha vou tentar explicar certinho o porque de eu amar tanto esse livro

Colin nunca foi tão popular, sempre gostou de estudar e mais ainda de matemática, não pensava tanto em garotas, até que aparece a Katherine I (para ficar mais fácil ele coloca as namoradas com numeros em vez do sobrenome, meio estranho, mas vou usar assim também para facilitar), que mexe com seu coração por dois minutos e meio aos oito anos, sim, esse foi o tempo do seu primeiro relacionamento. Ele só chega a dar um beijo realmente numa garota, ou melhor, numa Katherine, na sua terceira namorada, a K-3, em um acampamento para nerds, e depois disso sua vida vai indo, com a maioria das namoradas saindo desse acampamento.

No comecinho do livro ele já tem seu momento eureca, quando estava afundando as mágoas numa banheira pelo seu 19º término. Na mente dele, ele pode criar uma fórmula matemática que pode falar quando e quem termina o namoro, mas mesmo tentando criar esse teorema ele não consegue esquecer de sua ultima Katherine.

Como em 'Cidades de papel', também do tio João Verde, o protagonista tem uma reviravolta e resolve fazer algo diferente... Colin e seu melhor amigo Hassan, pagam a estrada, seguindo sem rumo. Hassan é, com certeza o melhor personagem do livro, ele consegue achar graça em tudo, e satirizar tudo, ele deixa todo engraçado, até coisas ruins que acontecem com ele, e fala fucking em toda fucking frase, TODAS.

Depois disso, pra resumir e pra não acabar soltando algum spoiler, eles ficam andando um pouco de carro, ate que resolvem visitar o túmulo de arquiduque Francisco Ferdinando, eles param para abastecer e ir numa loja de conveniência e acabam empregados temporariamente (esqueci de comentar antes, o Colin acabou de se formar no ensino médio, e está de férias de verão junto com Hassan, e é muito comum adolescentes trabalharem nas férias de verão, nos EUA, Inglaterra, Canadá e outros) pela dona da loja. Ela até os convidam para dormir na casa dela, a partir dai a história vai tomar o rumo com Colin tentando solucionar o Teorema enquanto a filha da dona da loja, Lindsey os mostra o que eles tem que fazer.

Agora, você que está nesse mundo dos livros deve saber que não há muitas pessoas que goste desse livro, foi por isso que eu adiei tanto essa leitura, e quando eu finalmente li, acontece que eu realmente amo o livro! Pra mim ele é simplesmente perfeito!! Sim, eu gostei mesmo, e eu explico o por que. Você que leu, veja minha opinião e vamos discutir nos comentários. E você que não leu saiba que o livro é um pouco mais da narrativa perfeita de John Green, sempre te prendendo na leitura, ele é um livro que você tem que ler, sentir e refletir sobre ele, na minha opinião não é um romance bobo de adolescente, eu posso ter pirado um pouco e viajado demais, mas foi o que eu achei. A explicação agora pode conter spoilers.



Quando eu acabei de ler, tipo, quando eu fechei o livro, eu queria escrever a resenha logo de cara, de tanto que eu tinha gostado, mas eu fiquei pensando, 'Por que eu gostei do livro?' e não conseguia formular uma resposta concreta, com um argumento completo sobre a minha opinião, naquela hora não, mas agora tenho: eu gosto do livro de cara pelo tanto de passagens que o livro tem, 'O teorema Katherine' é cheio de diálogos incríveis que merecem ser sublinhados e colocado um post it ali no canto da página, e também tem o fato de que se eu não conseguia largar o livro, por que a história é boa e envolvente, como as duas coisas aconteceram, já foi ganho algumas estrelas.

E o ultimo motivo e o mais importante é a crítica social presente em quase todas as páginas, não sei se o Green gostaria de fazer essa critica mesmo ou se foi coincidência, vou citar algumas: Colin parte do pressuposto de que todos os relacionamentos são iguais, exatamente a mesma coisa, a única coisa que é diferente são as pessoas com seu coeficiente que de acordo com seu status social pode ser mudado, ou seja, seu relacionamento vai ser sempre o mesmo, a não ser que você fique mais ou menos popular, ou seu parceiro(a), portanto, Colin se baseou pra fazer o Teorema na imagem da pessoa, não o que ela é de verdade, cometendo vários erros de que a imagem que a pessoa tem pode ser o que ela é de verdade, por isso que o Teorema não deu certo no final.

Depois que o teorema dá errado, ele tenta (e consegue) outra explicação, a de que o futuro não pode ser previsto, isso todos sabem (todos pensam que sabem), mas todos precisam de alguma coisa que o faça cair na real e ver a verdade, Colin precisou ter uma prova de uma vida verdadeira ao lado da Lindsey pra acordar e ver que se você ficar tentando prever o futuro vai perder boa parte de presente. 

Quando eles começam a trabalhar tem também o namoro da Lindsey com o OOC (o outro Colin) que é uma das coisas mais incríveis que o autor fez nesse livro, pode parecer que uma coisa dessas nunca pode acontecer, ou até de uma maneira ainda mais fútil de falar, a sociedade já está "livre disso". Ele dá a entender que OOC não liga muito pra ela, e nas entrelinhas que ele faz coisas realmente erradas com ela (batia e a desmoralizava), uma das coisas que ao contrário do que alguns diz, está cheio na sociedade.

E o ponto de crítica mais importante pra mim, é todo o personagem Hassan, ELE é uma crítica à sociedade. Ele é aquela pessoa que não quer nada com nada, acabou o ensino médio e não quer nem saber de faculdade, nem de trabalhar ou fazer algum curso, como ele mesmo diz no livro, "ele gosta de ficar em casa moscando". Não é só isso, também tem o negócio da religião, que é um tópico delicado de se tratar, por isso não vou tratar dele aqui, e ele é o exemplo de pessoa que usa máscaras pra tudo, sempre é a mesma, do engraçadinho, sempre feliz, que faz piada de tudo, mas muitas vezes ou quase sempre está infeliz por dentro, perturbado, e busca nessa máscara se escondes da sociedade e das pessoas aos seu redor, o que acaba gerando muitos problemas pra ele mesmo, a pessoa se fecha tanto que depois de um tempo não consegue se soltar.

E eu amei tanto que comprei essa edição paper back para tentar ler em inglês:




Tem muito mais, posso escrever uma teoria inteira, falando de todas as críticas à sociedade tratadas nesse livro, mas acho que já falei das mais importantes, acho que quem ainda não leu, pode ler que vale a pena, só saiba que não é um livro normal tipo ACEDE que é só ler e pronto, que só a narrativa te deixa satisfeito, é um livro pra ler com calma e ler refletindo, que depois a leitura com certeza vai valer a pena. Não esqueca de comentar aqui comigo se você leu. Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo