sexta-feira, 3 de julho de 2015

[Resenha] Legend - Marie Lu - Rocco


     Legend é uma distopia bem elaborada com o espaço onde se passa a história bem parecido com o nosso, tem os bairros pobres e os ricos, só que os pobres são muito necessitados e os ricos tem dinheiro o suficiente pra sustentar a cidade inteira e mais um pouco. O grande problema deste mundo são as pragas que dizimam grande parte dos setores pobres, e ficaremos sabendo mais sobre a República, o novo país da América do norte por Day e June, que são totalmente opostos.


     Day é o criminoso mais procurado do pais, ele conseguiu fazer a proeza de assaltar um banco em dez segundos, sim em dez fucking segundos e tem apenas 15 anos. Ele é o filho do meio de uma família comum do setor Lake da república, o mais pobre, onde a praga esta no auge e mais forte. Depois que o pai de Day morreu, seu irmão mais velho tem de agir como pai de família mas ele não consegue ficar parado em casa, então ele passa a viver na rua juntando dinheiro para seus irmãos e sua mãe, e para isso ele até rouba um banco mesmo que se torne o mais procurado da república.

     Do lado oposto da cidade, no setor rico, June, também com 15 anos, a prodígio da República vive com seu  irmão, Metias e seu cachorro, Ollie. Ela é super inteligente e ganhou uma bolsa para o equivalente ao ensino médio daqui estando no fundamental, e ainda assim iria terminar mais cedo que o normal. Ela meio que é treinada para "capturar" Day. Ela causa muitos imprevistos vez ou outra fugindo da universidade para tentar outros tipos de treinamento, como escalar um prédio.

     Eu como amante de distopias ja vou lendo o livro pensando em dar três estrelas de todo jeito, mesmo que não acabe tão bem, por que né...  Eu e elas somos um caso de amor <3. E em Legend não foi diferente, eu gostei bastante principalmente da construção dos personagens, para dar um exemplo, eu comecei a ler Insurgente sem saber direito a personalidade de Tris, e isso ate a metade do segundo livro, já em Legend, na metade, eu já sabia exatamente o que era mais provável o Day ou a June fazer, a autora escreve de um jeito que faz com que você se apegue muito aos personagens, o que acaba se tornando um ponto muito forte do livro, já que o espaço deixa a desejar um pouco.


     Bom agora sobre o espaço, não quero dizer que foi ruim, mas foi mais do mesmo, como em quase todas as distopias, onde há gente pobre os lugares estão caindo aos pedaços, já nos setores ricos há tecnologia que você nunca pensaria que existiria nem em cinquenta anos. Na verdade esse é o único ponto negativo, você pode se estressar por que o ambiente onde se passa a história é muito parecido com Jogos Vorazes e Divergente, mas na minha opinião isso não vai influenciar na leitura sendo os personagens o ponto forte, porém também acho que ja deveria ter acabado com esse clichê de distopias.

     O livro conta com a narrativa em primeira pessoa de Day e June, intercalando entre eles, mostrando o ponto de vista dos dois para uma mesma situação, dando uma experiencia ainda melhor para os leitores e te deixando ainda mais curioso para ler o próximo capítulo, realmente há varios momentos em que você tem que falar (desculpe o termo): "Puta merda! Essa autora é foda!" eu confesso que fiz isso umas dez vezes rsrsrs.

     Bom, concluindo, eu recomendo bastante Legend tanto para os amantes de distopias, quanto para os que mal leem sobre o tema ou acha que não se simpatiza com ele, Legend é uma ótima opção para começar. Se você já leu não deixe de discutir mais comigo nos comentários e você que não leu me diga se ficou curioso com a história! Até mais e volte sempre!



18 comentários:

  1. O gênero distópico está fazendo muito sucesso entre os jovens, não é!?
    Mas acho uma pena que alguns autores acabam caindo nos clichês da vida.
    Os únicos livros que li desse gênero, foram Laranja Mecânica e 1984.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois estão na minha lista!! Ainda não li nenhuma distopia classica como essas e hoje acho que não tem como não cair no clicê.... Distopias têm uma formula já criada, tipo um macete como nos romances, é muito dificil achar uma distopia que não seja como a outra e quando ela não parece com nenhuma outra escrita antes ela já vira queridinha, como Jogos vorazes para as distopias e os livros do John Green para o romance, pelo menos na minha opinião
      Abraços!

      Excluir
  2. Distopia é um dos meus gêneros preferidos! Esse livro acabou de entrar pra minha wish list!

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de ler essa trilogia, mas ainda não a tenho :(

    Adorei sua resenha, me instigou ainda mais a ler.. Espero compra-la o mais rápido possível..
    Estou seguindo seu blog, dá uma passadinha no meu.. Beijinhos

    http://coruujando.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muuuito bom!! Particularmente gostei mais desse do que jogos vorazes... Vou passar lá no seu blog sim! Abraços!!

      Excluir
  4. Cara, eu ri de vc falando que já começa querendo dar 3 estrelas só por ser distopia. Te entendo! o/
    Já li as 2 trilogias de sucesso da Rocco, mas ainda não consegui ler essa. </3 Vejo muita gente falando bem e a vontade só aumenta, mas ela é inversamente proporcional à grana, então não comprei ainda.
    Agora lembrei que preciso dela. Como lidar? rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha sempre 3 estrelas no mínimo! kkkk Viva olhando o Submarino e pegue uma promoção! kkkk Acabou de lançar um box da trilogia!! Beijos!

      Excluir
  5. Legend entrou recentemente para a minha lista de leitura. A cada resenha que leio, mais ansiosa fico para conhecer essa distopia. Sua resenha é mais uma prova de que tenho que ler a trilogia até o final do ano.

    Abraço!
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaha!! É assim mesmo! Mas lê sim que é mto bom!! Abraços

      Excluir
  6. Adoro distopias e Legend tem uma premissa maravilhosamente bem criada. Ainda não o li, mas pretendo fazê-lo em breve.
    Amo quando narrativas se intercalam e fico feliz que a leitura tenha sido prazerosa. Beijão!
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esses tipos de livros mas quase não acho tantos assim, é legal ver dois tipos de pontos de vista da mesma coisa. Abraços!!

      Excluir
  7. Esse livro tá nas minhas metas do Skoob, então, pretendo ler ainda esse ano... Já vi muitas criticas boas em relação a ele e espero não me decepcionar... Adorei o fato da história ser narrado sob o ponto de vista dos dois personagens pq na vdd não curto muito narrativa em primeira pessoa e isso parece ser a regra geral da maioria das distopias...
    Adorei a resenha...
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem??

    Você leu a minha mente postando a resenha desse livro! Estava doida pra ver alguma opinião sobre ele pois eu tinha me interessado... A sua resenha só confirmou o meu desejo hehehe amo livros em primeira pessoa e adorei saber que encontramos mais de um ponto de vista!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler essa distopia, mas não a plena certeza se irei gostar dela. Tudo que vejo sobre a autora são somente criticas positiva e no seu blog não foi diferente ashauhsashuahs. Vou vê se consigo ler a trilogia e qualquer coisa te falo

    ResponderExcluir
  10. Eu amo distopia, e não sei por que ainda não li esta (hahaha).
    Valeu a dica, vou por na minha lista e procurar lê-la o quanto antes ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não curto muito distopias, para mim são todas iguais, trazendo praticamente o mesmo enredo, mas apesar disso fiquei bastante curiosa =) Conheci esse livro há pouco tempo e já muitos comentários positivos sobre.
    Adorei sua resenha!

    Bjs,
    Fernanda
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mesmo vendo varias distopias iguais continuo insistindo e continuo gostando <3 bjs!!

      Excluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo