sexta-feira, 20 de novembro de 2015

[Resenha] Memórias de um sargento de milícias


     O livro conta a história de Leonardo, filho de Maria Hortaliça e Leonardo-Pataca. Sua mãe tento traído seu pai e ele descoberto fugiu para Portugal, e seu pai abalado e triste acaba o abandonando, assim, sendo criado pelo seu compadre.
PODE CONTER SPOILLERS !!

     O compadre tentou educá-lo para que ele trabalhasse na igreja, mas o menino só sabia fazer brincadeiras e travessuras, deste modo não servia para o cargo. O colocou em uma escola que Leonardo odiava e sempre era castigado pelo seu mau comportamento. Depois de um tempo saiu aprendendo a ler tão mal quanto a escrever.

      Depois de alguns acontecimentos e um pouco mais velho Leonardo conheceu Luisinha, neta de D. Maria, que inicialmente Leonardo não gostava, mais depois de algumas visitas teve esse pensamento mudado e se apaixonaram.

     José Manual um conhecido da família pediu Luisinha em casamento para roubar sua fortuna, Leonardo sabendo disso fez tudo para impedir o casamento. Contou ao padrinho e a madrinha o interesse dele, e então a madrinha logo foi contar para a D. Maria que proibiu o casamento.

     Dias depois, seu padrinho caiu gravemente enfermo, e três dias depois morreu deixando uma herança para Leonardo, pois quando era mais novo herdou a herança do capitão do navio em que trabalhava.

      Leonardo-Pataca que estava casado com Chiquinha tinha interesse no dinheiro do filho, convidou-o para morar com ele, mas não demorou muito tempo para começar a primeira briga, já que o filho não gostava da madrasta. Leonardo fugiu de casa e encontrou seu velho amigo que o convidou para uma festividade, e para lá se encaminharam, conheceu Vidinha por quem se apaixonou e residiu um tempo lá, se esquecendo de Luisinha que se encontrava casada com José Manuel que logo na primeira semana de casamento se mostrou um péssimo marido, e que veio falecer e deixa-lá viúva.

     Depois de alguns acontecimentos Leonardo foi preso e por insistência de sua comadre e Maria Regalada convenceram de o soltar e torna-lo soldado. Sua paixão por Luisinha foi reacendida e a mesma também o amava. Para se casar com seu amor, Leonardo que era soldado não podia por ser tale virou sargento de milícias, assim se casando.

     Bom gente acho que consegui resumir bem o livro! Esse livro teve muita relutância da minha parte, e confesso que não foi o meu clássico preferido, porém o modo em que ele foi contado foi bem legal, sem contar que esse livro marcou um marco muito importante para a literatura. Tem bastantes personagens e em alguns momentos fiquei um pouco perdida rsrs, mas é claro que são bem apresentados e a escrita maravilhosa.

Se alguém tiver alguma dúvida sobre o livro pergunte nos comentários !!


18 comentários:

  1. Olá, Jéssica!
    Pra falar a verdade, parei de ler a resenha depois do aviso de spoilers. Apesar de esse ser um clássico que quase todo mundo leu na escola, eu não o li ainda. O fato de querer evitar spoilers indica que tenho interesse, mas ainda não sei quando o encaixarei em minhas leituras...
    Parabéns pela resenha.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, li sua resenha somente "por cima", por causa do aviso de spoilers. Clássicos não são os livros que mais costumo ler, mas Memórias de um sargento de milícias é um dos que tenho interesse.
    Beijos,
    http://www.quinzeinvernos.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa,.tentei ler esse livro a muito tempo atrás e o abandonei depois de poucas páginas. Mesmo sendo um clássico e tudo, não consigo ler! E até admiro quem tenha o lido. Parabéns!
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Li por cima sua resenha por causa dos spoilers, mas li sua opinião. Esse livro é um dos raros casos em que o filme é melhor que o livro. Eu vi o filme na escola e achei bem legal. Por ser clássico, a linguagem dificulta a leitura, mas nada que não possa ser lido. Mas ainda prefiro o filme.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma relação amor e ódio com esse livro, acho bem chata a parte que o Leornadinho ainda é criança, apesar de ser divertido ver as trapalhadas dele. A partir do momento que ele cresce, o livro se tornou ótimo para mim.

    Beijinhos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jessica.
    Lembrei da minha época de terceiro ano e da faculdade.
    Todas as vezes que precisei ler esse livro acabei fugindo porque não conseguia concluir a leitura, acho a escrita muito arrastada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Oee, tudo bem?
    Por conta dos spoilers li só alguns trechos porque já ouvi meus professores recomendando esse livro e eu tenho vontade de lê-lo.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor.
    Eu ainda não li esse livro, mas está entre os clássicos que quero conhecer no próximo ano. Gostei muito da sua opinião. Apesar disso, acho que você se centrou em fazer o resumo e senti falta de mais opinião. Você citou ser uma leitura maravilhosa, mas qual foi a mensagem que a história te passou? :) Adoraria saber mais.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro Memórias de um sargento de milícias.
    Na verdade conheço poucos clássicos e pelo que li nao é nada a minha cara esse tipo de historia.
    Eu nao gosto de livros com mtos personagens, como vc disse a gente fica perdido e eu começo a ficar com raiva mesmo.
    Mas foi bom ler uma resenha de um classico.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica!
    Muito legal ver resenhas de clássicos nos blogs literários, acho importante esse resgate. Tudo bem que Memórias de Um Sargente de Milícias não é lá dos melhores, mas como vc mesma disse, é um marco da literatura nacional.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro em HQ e me apaixonei pela história. Tem uns clássicos que logo no começo você já entende o motivo de ter virado clássico
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu li esse livro em HQ e me apaixonei pela história. Tem uns clássicos que logo no começo você já entende o motivo de ter virado clássico
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Saudações literárias! Voltei na época do colegial. Li esse livro na época quando fui prestar o vestibular e confesso que amei demais esse livro. Marcou minha adolescência.

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéssica,
    Não quis ler toda a resenha por conta dos spoilers.
    Acredite mas nunca li esse livro, não me considerava madura o suficiente para esse tipo de leitura. Acho que precisei de um tempo para amadurecer meu senso crítico de um bom livro e a meta do próximo ano de leitura, inclui ler alguns clássicos.
    Estou com um pouco de pé atrás pela sua observação final de muitos personagens, mas faz parte, espero gostar.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
  15. Olha eu sinceramente nunca ouvi falar desse livro
    e também tenho que confessar que ele não me chamou tanta atenção para leitura, porque eu gosto de outros gêneros sabe? Mas mesmo assim tenho que dizer que sua resenha ficou muito bem escrita e espero poder um dia fazer a leitura para poder conhecer, mas não agora, porque estou tão cansada que estou precisando de leituras mais leves agora =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/nova-parceria-editora-generale-oba.html

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia o livro e fiquei meio perdida na sua resenha.
    Mas pude perceber que é uma história forte e bem desenvolvida, mas não sei se leria.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiii!

    eu não costumo ler livros clássicos mas conheço esse por nome.
    Gostei de saber um pouco mais sobre o enredo, mas nao me senti atraida para fazer a leitura :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Jéssica, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, e só por isso não li a resenha inteira por conta dos spoilers. Aonde eu estudava não tive oportunidade de ler a maior parte dos clássicos e estou tentando mudar isso por agora. Espero gostar bastante da leitura quando eu o fizer.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo