segunda-feira, 14 de março de 2016

Resenha | Mosquitolândia, David Arnold


Mosquitolândia vai trazer uma narrativa completamente profunda sobre família, não só na concepção que conhecemos relacionada ao parentesco, mas também o espírito de fidelidade, companheirismo e amizade. Mim é a protagonista e como ela mesma diz no primeiro capítulo: não está nada bem, pois seus pais se separaram e ela foi arrastada para morar a quase 1500 km de distância de sua mãe, que acaba de descobrir que está muito doente.


.Mary Iris Malone é seu nome verdadeiro, por isso Mim, ela pode ser considerada uma pessoa normal, mas seu pai insiste em dizer que ela é um grande alvo da depressão e loucura, já que houve vários casos na família como o da tia Isabel, e a trama começa no meio de uma dessas tentativas de levar Mim a fazer algum tratamento, no caso, eles estão a levando para conversar com o diretor da escola, o inconveniente é que lá, Mary escuta seu pai e sua madrasta falando da situação crítica de sua mãe, ela decide, então, sair imediatamente em prol de ajudar sua mãe.

São APENAS 1524 quilômetros até a casa de sua mãe, e Mim consegue planejar tudo muito rápido, desde dinheiro necessário (que vem das suas economias e dinheiro escondido de sua madrasta) ao tipo de rota que vai fazer até chegar lá, e basicamente o livro todo vai ser retratado enquanto ela está nessa road trip.


No começo a gente conhece um pouco mais da Mary e um pouco sobre o passado dela, sem dar spoiler eu posso adiantar que os seus pais foram aquele tipo de casal em que o amor dos dois vai se acabando, eles começam a dormir em quartos separados e isso piora até que se separam, e com isso a cabeça de Mim fica meio perturbada e perdida, uma coisa um pouco mais recente que nos é contado já com ela a caminho de sua mãe é o episódio das cartas: depois de sua mãe de mudar, ela manda sempre cartas para Mary, mas elas vão chegando esporadicamente até que param de chegar, e um pouco antes de sair de casa Mim encontra várias cartas escondidas nas coisas de Kathy, sua madrasta.


Quem me acompanha no instagram (@lendodemasiado) viu o quanto eu surtei com esse livro, e eu sou muito suspeito pra falar dele porque logo que acabei a leitura a primeira coisa que eu fiz foi dar 5 estrelas e favoritar ele no skoob rsrs, mas sério, este é um daqueles livros que você aproveita cada página, ele flui de uma forma tão prefeita que é difícil explicar... 

Além de ter a trama principal centrada na história o autor encaixa vários fatos que ocorrem durante a jornada da Mim até sua mãe, que apesar de serem tratados de forma um pouco rasa, ficam ali bem amarrados (alguns) fazendo a gente refletir um pouco. Os temas tratados vão desde o estupro, síndrome de Down e entre outros, são temas ainda muito pouco e mal falados na nossa sociedade, e como disse, apesar de serem tratados de forma rasa eles estão lá para nos fazer pensar e ir atras para saber mais sobre esses assuntos.


Há muitas mais coisas que eu poderia falar, mas acho que vai estragar a surpresa, então só vou dizer mais que esse liro entrou na minha listinha especial que recomendo pra pessoas especiais, por isso estou aqui fazendo a resenha e recomendando pra vocês, pessoas especiais!


Título: Mosquitolândia
Autor: David Arnold
Título original: Mosquitoland
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2015

Eu espero muitos que vocês tenham gostado que que se forem ler amem o livro como que amo, se você já leu ou pretende ler não esqueça de comentar aqui em baixo! Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo