segunda-feira, 18 de abril de 2016

[#BEDA 18] Resenha | Caixa de pássaros, Josh Malerman


Caixa de pássaros é o que podemos chamar de um novo tipo de terror, onde há uma coisa que vai fazer você ficar apavorado o livro inteiro, tentando descobrir o que/quem é, o que faz, por que e como nos mínimos detalhes, por que só isso vai satisfazer sua fome por descobertas. O grande porem é que o autor faz com que cada personagem sente essa coisa (chamada de criatura no livro) de jeitos diferentes por que ninguém vê essa coisa e nem querem ver, todos agora vivem vendados nesse mundo.

Todos viviam normalmente - iam para o trabalho, levavam os filhos para a escola, passeavam, se divertiam - sendo criança, jovem adulto ou idoso, até que foram arrebatados desta casualidade por uma praga que afetou a tranquilidade de todos, uma criatura, que depois de um casal de idosos avistaram-na cometeram atos de crueldade extrema e depois se mataram, e isso foi só o primeiro massacre involuntário dela ou dele. Os casos foram piorando e aumentando de número, chegando cada vez mais próximos de todos ou a coisa está se multiplicando ou está aumentando sua capacidade de assustar as pessoas, os dois representavam uma situação péssima para a raça humana. Com essa premissa você já pode pensar (assim como eu enquanto lia) "Josh fucking Malerman é genial!"

Agora que você já pode se situar um pouco na história posso contar sobre as personagens. Malorie, a protagonista é apresentada para nós no passado e no presente ou presente e futuro, os dois se encaixam, no primeiro capítulo o autor narra ela nessa nova sociedade dizimada por essa criatura, ela tenta desesperadamente chegar a salvo num barco que possivelmente pode estar flutuando no rio do quintal com seus dois filhos de 4 anos (o menino e a menina, como ela os chama). eles saem de casa vendados para fugir para um lugar melhor segundo as coordenadas de um suposto homem ainda desconhecido para nós.

Já no outro capítulo ele narra a Malorie faltando nove meses para as crianças nascerem, ela mora numa casa com seus pais e uma irmã, o mundo ainda está perfeitamente normal, até que um tempo depois começam as catástrofes e os atos terríveis cometidos pelas pessoas ao verem a coisa. E então Malerman vai aproximando as duas histórias de uma forma fantástica e impressionante


Eu li esse livro bem rápido e meu único receio de ler ele era que é de terror, e foi isso que me fez me aproximar mais do livro, pois não achei apavorador ao ponto de não conseguir lê-lo a noite, mas também não posso falar se foi um terror leve por ter sido meu primeiro livro do gênero. Tem uma narrativa bem fluida e nos recursos visuais (acho que é assim que se fala) não sei o que aconteceu com a Intrinseca para fazer uma capa e colocar umas folhas tão perfeitas assim 
<3 br="">
 Mesmo o final sendo muito nada a ver e meio estranho, recomendo esse livro a todos que gostam de um suspense que faz você ficar agoniado pra saber que diabos é isso que está acontecendo, pra você que está ai no netflix assistindo aquele filme ou aquela série que já até gravou as falas de tanto assistir e está atoa. Pra quem ainda não leu já me dispeço aqui de você, a menos que goste de spoilers e deixo uma pergunta: "O que/quem é essa coisa?" mesmo sem ler o livro, o que você acha?? Responda aqui nos comentários! 

Alerta spoiler!

Ainda não acredito que ele não falou o que é aquela coisa!! Meu Deus!! Necessito de uma explicaçãoagora pra ontem! Na minha opinião ele fez isso para cada um pensar em alguma coisa, cada um imaginar a sua criatura, tipo o bicho papão do HP só que não ligado a medos, por que a única coisa que ele deixou meio explícito no livro é que a coisa foge de uma explicação, ela nos mostra ou ela é uma coisa que não podemos explicar para nós mesmos. Fui em um Clube do livro e era esse o livro do mês, lá chegamos a única conclusão de que é uma coisa que não podemos explicar, foge dos nossos conceitos de realidade, a pessoa fica tão louca quando vê uma coisa da qual ela não consegue explicações que comete atos de crueldade imensa, não se contentando com isso ela tira a própria vida.

 As duas cenas que me comoveram e me fez me impressionar com o autor foram a cena em que o dono da casa onde eles estão ficando pra se abrigar resolve gravar o que se passa la fora e depois manda as pessoas que estão lá amarrarem-no numa cadeira num quarto com o vídeo passando,depois de um tempo ele começa a gritar e se espernear, as pessoas que estavam na casa com ele vão ver o que aconteceu depois de um tempo e ele se contorceu tanto que a corda perfurou seus músculos e chegou ao seu osso! Não dá para acreditar em uma coisa dessas. E a outra que me marcou mais foi quando o Tom conta como sua filha morreu, e na minha opinião ela se matou por achar que não aguentaria a barra de um dia ver a criatura e se matar de uma forma muito pior.

O que vocês acharam do livro? Comentem para mim saber a opinião de vocês também. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo