terça-feira, 19 de abril de 2016

[#BEDA 19] Resenha | Jogos Vorazes, Suzanne Collins


Num futuro distópico da America do Norte surge uma nova nação, Panem, a capital de 12 distritos. Cada um com um numero do um ao doze quanto maior o numero do distrito mais pobre ele é e vice versa. Nesse universo novo criado pela a autora podemos ver como é tão forte o controle da capital em alguns distritos e em outros a capital ajuda os moradores dando oportunidades de emprego, ou seja, é a realidade de uma verdadeira distopia, a grande desigualdade social e financeira.

Suzane Collins narra a historia de Katniss em primeira pessoa, uma personagem forte, bem construída e marcante e simplesmente a melhor personagem feminina criada no mundo literário ate agora, na minha opinião (e aproveitando pra falar, a Jennifer Lawrence interpretou perfeitamente perfeita a Katniss no cinema, acho que nenhuma atriz faria melhor), ela é quem sustenta a familia Everdeen (caçando ilegalmente na floresta da redondeza de seu distrito) após a morte trágica de seu pai, como eles moram no distrito 12 e lá o “negocio” oficial é o carvão e suas minas, portanto seu pai trabalhava numa que acidentalmente explodiu causando sua morte de seu pai, deixando ela sua mãe depressiva ainda pela perda e uma filha de 11 anos, Prim, irmã de Katniss.

Bom, o que o livro realmente trata são de fato os Jogos Vorazes, eles foram criados à 74 anos antes da data em que se passa o Primeiro livro da serie, se trata de um reality show que inicialmente com 24 pessoas (um tributo masculino e um feminino de cada distrito) vão para uma arena para se matar, simples assim, antigamente existia o distrito 13 mas eles resolveram se rebelar, a capital com mãos de ferro pois fim a isso depois de muitos esforços destruindo todo o distrito e criando os jogos com o intuito de refrescar a memória daqueles que foram mortos na rebelião do 13. Os tributos depois de escolhidos com os critérios da capital tem um breve treinamento e vão para a arena lá um mata o outro ate sobrar apenas um, e naquele ano Prim é escolhida como tributo feminino mas Katniss como uma irmã protetora se oferece como tributo. Depois disso Jogos Vorazes vai narrar uma historia empolgante e esplendorosamente construída com muita ação e surpresas.

Eu só havia lido Divergente no tema distopia antes de jogos vorazes então eu me surpreendi muito, a escrita é muito melhor, descritiva sem muito aprofundamento e que da para entender certinho. Eu gostei muito da narrativa da Suzane Collins principalmente na arena, como ela narra as mortes e como eles fazem para sobreviver lá.

~SPOILER~
Me julguem, mas eu gostaria que o final fosse mudado tipo que eles comessem a amora e desmaiasem e acabace a assim sem nenhuma explicação ai só no em chamas explicar ou sei lá. E eu acho que a Collins tinha que dar um lugar mais digno a Cara de raposa ela fez tudo aquilo pra morrer envenenada com uma amora?? Acho que no final era pra ficar a Katniss, o Peeta e a fox face, ai a Katniss matava ela com uma flechada no meio da testa...

E ai?! Me digam nos comentários o que acham dessa série! Vou postar ainda sobre os outros dois livros e depois um resumo sobre o que achei sobre a série ao todo. Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo