sexta-feira, 22 de abril de 2016

[#BEDA 22] Resenha | Porque Indiana, João, Danilo Leonardi


O livro conta a história de João que está no ensino médio e conta um pouco da vida dele. Logo de cara podemos perceber que João sofre bulling, porém ele nunca contou pros pais ou dedurou os valentões já que até mesmo os professores achavam engraçado algumas brincadeiras. Mas um dia é de caça e o outro de caçador, e em um golpe certeiro, João acerta seu agressor e vira famoso na Internet pois estava sendo filmado. A partir daí tudo e todos ao redor de João sofrerão uma mudança, sendo para melhor ou pior em sua vida.


Eu gostei muito do livro, e eu li tão rápido já que a leitura é super agradável e o modo como o Danilo usou esses elementos do nosso dia a dia para tratar de um assunto que deveria ser mais abordado é surpreendente e ele escreveu de um jeito que quando eu achei que sabia o que ia acontecer houve uma reviravolta. Percebi que o Danilo colocou um pouquinho de si em alguns personagens e isso deu um ar único em seu livro, nunca vi alguém abordar um assunto desses com tanta naturalidade e originalidade, por que esses livros de autoajuda e palestras em escolas forçam tanto que deixam esse assunto maçante e acaba que ninguém dá importância. 


Este não é só um livro para se ler e deixar de lado, mais sim pensar se nós de alguma forma contribuímos para esse tipo de violência, que na maioria das vezes resulta em tragédia. Tem uma parte no final que eu adorei que diz assim: "Posso não ser psicólogo nem professor, mas não vou deixar isso me impedir de fazer o que me cabe. Se eu posso influenciar pessoas para o bem, é isso que eu vou fazer. Se cada um fizesse a sua parte tenho certeza de que o mundo seria um lugar muito melhor..." 


Acho que nessa parte não é só o protagonista que fala e sim o autor, e posso ter certeza que depois desse livro muitas pessoas mudaram sua maneira de pensar e tenho certeza que quem não leu está doido para ler, afinal eu também não expliquei o porquê de o livro se chamar Por que Indiana, João?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo