terça-feira, 26 de abril de 2016

[#BEDA 26] Tag | Como eu leio


Fuçando nos posts antigos eu vi essa tag e vi que muitas coisas que eu havia respondito são praticamente iguais hoje e já outras mudaram totalmente! Então resolvi refazer ela. Eu vi a TAG no blog Orelha de Página há um bom tempo e que foi traduzida pela Vanessa Chanice, ela é bem curtinha e nem precisa de explicações de como funciona.

1. Como você descobre novos livros para ler? 

Basicamente como todo mundo... Lendo blogs e vendo videos literários no YouTube, acompanho vários e sempre vejo os livros que eles estão lendo, principalmente pelo fato de eles terem parcerias, por isso sempre vejo os livros novos lançados. Antigamente eu acompanhava muito as editoras pelo instagram para ver o que elas vão lançar, hoje eu ainda faço isso e uma coisa de diferente que eu estou acostumando fazer é usar mais o facebook para isso e visitar mais os sites da editoras, mas o que mais mudou de verdade é que de um tempo para cá eu passei a ser totalmente ativo no twitter, onde as notícias literária são bem mais práticas e geralmente saem lá primeiro.

2. Como você entrou nesse mundo da leitura? 

Acho que tudo na vida precisa de uma grande transição pra ver que você está perdendo tempo com coisas fúteis e deixando para trás o que realmente importa na sua vida pra você. E quando eu entrei no ensino médio percebi que estava deixando pra trás esse mundo tão maravilhoso que são os mundos dos livros, quando era pequeno sempre gostava de ler gibis e livrinhos infantis, depois comecei a ler Diário de um banana e depois parei completamente, foi aí que no meu nono ano do fundamental que descobri o Vinte mil léguas submarinas, e a paixão deixada de lado retornou de vez quando ganhei ACEDE por ter passado no vestibulinho para o EM e agora depois de dois anos estou aqui, lendo (muito) e compartilhando com vocês!

3. Como seu gosto literário mudou com o passar do tempo? 

Essa foi a resposta que mais mudou. Antes eu tinha MUITO preconceito com livros que me tiravam da área de conforto, então se eu saia de aventura para distopia já considerava uma grande mudança do meu gosto, e uma coisa que obervei em mim foi que com o passar do tempo eu passei a ser mais compreendido, passei a dar menos bola para coisas mínimas no mundo dos livros e passei a me simpatizar  mais com gêneros que não sou acostumado. Falando em gêneros de verdade eu meio que passei de aventura para distopias e agors estou numa vibe gigante de romances YA, e estou procurando saber mais sobre new adult.

4. Com que frequência você compra livros? 

Olha, é difícil saber, compro quando não tem livros novos em casa... Eu junto um dinheiro, compro varios livros, e quando eu leio todos eu compro, quase sempre é assim, compro quando tem promoções ou quando estou com muita vontade de comprar algum. Geralmente quando eu vejo uma promoção em alguma loja eu fico procurando se tem livros da minha wish list com desconto, e agora estou aprendendo a pechinchar na FNAC, sério tem muitos livros bons e baratos lá, só para citar: comprei O clube de box de Berlim por R$5,00 e Simon vs. a agenda homo sapiens na semana de lançamento por menos de 20.

5. Como você entrou nesse mundo dos Blogs Literários? 

Pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade, eu não tenho muitos amigos que gostem de livros e por isso criei o blog para poder discutir os livros que leio com outras pessoas... Ano passado eu participei de um projeto de extensão na minha escola onde fiquei ajudando na biblioteca e esse período foi um dos melhores da minha vida, pouco antes de meio do ano eu também comecei a participar de um clube do livro e agora posso dizer que tenho amigos com quem conversar sobre livros, e digo com certeza, não tem coisa melhor para um leitor poder discutir com outra pessoa sobre livros, seja a continuação aguardada por todos, livros novos, promoções e etc.

6. Como você reage quando não gosta do final de um livro? 

Acho que eu tenho a reação mais simples de todas. No outro dia de eu ter acabado de ler o livro de que não gostei, eu relaxo e penso por que eu não gostei , ai eu formulo um argumento do por que disso e vou ver opiniões de outros blogueiros, sim eu vejo a resenha de um livro depois de eu ter lido o livro, e fico só nisso mesmo, não fico xingando nem tão decepcionado, a não ser que o desenrolar da historia foi tão ruim quanto o final, ai só o twitter me conforta.

7. Com que frequência você olha a ultima página de um livro? 

NUNCA!! Só se for sem querer, nunca fiquei com tanta raiva de mim mesmo quando li o final de Em Chamas, me arrependi muito, e foi muito sem querer, a partir deste dia só vejo quantas paginas o livro tem pelo skoob. A unica coisa que faço quando o livro está chato é ler o final do capítulo que estou, pra ver se dá um ânimo

8. Quem você vai indicar pra responder esta TAG? 

Todos que virem aqui e quiserem responde-la. Aah, e se tiver alguma alma caridosa que saiba de alguma TAG legal pode me indicar ou me falar aqui nos comentários.

Espero que tanham gostado e que tenha dado para saber mais sobre minha rotina de leitura, se responderem me mandem o link para ver as respostas! Abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo