quarta-feira, 6 de abril de 2016

[#BEDA 6] Resenha | Simon vs. a agenda Homo Spiens, Becky Albertalli


Eu provavelmente ainda estou digerindo tudo o que aconteceu nesse livro, mas já posso vir aqui fazer a resenha e dizer que, sério, é maravilhoso. O enredo vai narrar a história de Simon, um adolescente gay não assumido que conversa com um garoto da sua escola mas sem saber quem é, e vice versa, até que Martin, também da mesma escola descobre essa conversa e começa a chantagear Simon.

Quando eu vi essa premissa eu já tinha ficado louco pra saber o que acontece no livro, mas quando eu havia descobrido sobre ela o livro havia só em inglês, vi várias pessoas falando que leu ele e tinham amado, elas recomendavam com todas as letras pra quem sabe inglês ir ler. E eu já estava fazendo várias contas pra tentar comprar um hard cover mas também fiquei lá esperando a boa vontade de uma editora publicar aqui, até que a Intrínseca anunciou seu lançamento!! Eles começaram a publicidade e na semana de lançamento eu estava na FNAC e já tinha ele lá, eu peguei e já fui pro caixa e ELE ESTAVA NA PROMOÇÃO! (a moça do caixa até falou que é bem difícil isso acontecer) eu comprei e fiquei agarrado com a sacola até chegar em casa.

Agora sobre o livro mesmo, Simon é aquele típico garoto de ensino médio americano que não é tímido por todo nem um super popular, mas tem vários amigos e seu grupinho específico, ele faz tudo certo e é inteligente mas não é o nerd da escola, é meio complicado dar uma personalidade pra ele, mas o considero um dos melhores personagens adolescentes que vemos nos livros, só não é o melhor porque nesse livro nós conhecemos também o Blue, o garoto com quem ele troca emails, Blue é um codinome, assim como Jacques é o do Simon. Blue é doce, amigo, companheiro e sabe sempre a coisa certa a dizer, é aquele tipo de pessoa que na primeira vez que você o conhece já fica amigo e no decorrer do livro você gosta cada vez mais dele.


Logo no primeiro capítulo temos uma conversa entre Simon e Martin,  já nos colocando dentro da história, acho que nunca emergi tão rápido num livro quanto nesse, já no segundo capítulo você já esta intimo de todos os personagens e comendo capítulo atrás de capítulo sem nem ver a hora. Martin fala para Simon conseguir Abby pra ficar com ele que os prints que ele tirou dos emails entre ele e Blue não serão compartilhados e a partir dai a história vai se desenrolar.

Abby, a garota que Martin está afim é novata na escola, se mudou há seis meses e já virou uma das melhores amigas de Simon, também tem o Nick e a Leah que vão aparecer bastante durante o livro por também serem melhores amigos dele.

A história vai mostrar o dia a dia de Simon na escola se preparando para uma peça de teatro que faz com Martin e outros colegas e suas outras obrigações na escola além da sua vida em casa com sua família e a troca de emails entre Simon e Blue. Apesar de pequeno acontecem várias coisas no decorrer do livro e vou ficar de boca fechada pra não dar nenhum spoiler.


A escrita da autora é incrível, a ponto de você passar horas lendo e não perceber que foi quase metade do livro, creio que por ela ser psicologa e ser especialista em tratamento com jovens ela consegue passar a mensagem do livro com muito mais facilidade, e com o desenvolvimento do livro você vai percebendo o quão incríveis são os personagens e ao mesmo tempo quão perto da nossa realidade eles estão, tenho certeza que se você ler você vai conhecer um Martin, um Simon, uma Abby, um Nick e uma Leah na sua vida, seja um conhecido ou uma super amigo seu.

Eu tenho certeza que quando digo que amei, AMEI com letras garrafais. Quando cheguei no clímax eu achei que iria me decepcionar, mas depois percebi o que ela estava fazendo e entendi o porque, resultou num 5 estrelas e favoritado no skoob.

Eu indico demais esse livro e se você ainda não leu, leia intercalando com músicas do Troye Sivan (insira aqui emoji de coração). Espero que tenham gostado! Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo