segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha | O começo de tudo, Robyn Schneider


As surpresas do livro iniciam já no começo quando Ezra Faulkner, um adolescente aclamado e desejado pelas garotas, um dos melhores esportistas da escola, super cotado para rei do baile, com uma vida social cheia, popular, com uma namorada linda e além de tudo inteligente, sofre uma tragédia que acaba com a sua vida e com tudo ligado a ela, inclusive sua perna, por sofrer um acidente de carro. Ezra narra um pouco sobre a tragédia que seu melhor amigo Toby sofreu, e é nesse ponto que já me surpreendi com a narrativa de Robyn Schneider, ela é mulher (como você pode ver na orelha da contra capa ou se você colocar o nome dela no google) e narra perfeitamente a historia de um adolescente em primeira pessoa



E como eu estava falando, no começo o melhor amigo do protagonista sofre um tragédia, que é nada mais, nada menos que enquanto estava andando em uma montanha russa o garoto da sua frente se levanta com a montanha russa em movimento justo na hora que o carrinho entra em um túnel, e a cabeça dele é arrancada e jogada no colo dele, e eu fico pensando como ela imaginou essa cena, esse amigo dele é deixado de lado pelo Ezra por sua popularidade consumir ele e não ter tempo para “fracassados” como Toby.


O acidente ocorre quando Ezra vai a uma festa que não queria ir realmente, ele chega la, fala com alguns amigos e pergunta sobre a namorada, eles dizem que não sabem ate que ele topa com outro conhecido que lhe fala para olhar no andar de cima da casa onde estava ocorrendo a “confraternização” e encontra a dita própria nos braços de um cara que ele nunca havia visto na vida.

Ezra bate um “papo” com o amante e sai correndo com o carro, não exatamente correndo, mas na velocidade máxima permitida, o problema foi que um outro motorista não se importou com as placas e bateu em cheio no carro de Ezra, depois tem todo aquele drama de hospital ele fica com a perna inutilizável e agora anda com muletas. Robyn depois disso tudo narra com precisão a mudança na vida do protagonista, de popular à Zé ninguém, de capitão do time de tênis á nerd da primeira fileira, da mesa de almoço dos maiorais à mesa dos loosers, e agora seu ex-amigo Toby retorna como seu melhor amigo, e seu melhor amigo da vida de popular, Evan, se torna seu ex melhor amigo por virar o capitão do time e começar a namorar Charlote, sua ex-namorada (a mesma da festa).

O livro é bem leve mas também é ótimo para se ler com calma e ir vento todas as suas passagens, ele é cheio de poesias e muito tocante com várias quotes. E logo depois que Ezra passa pela tragédia ele fala um pouco sobre a vida movimentada de antes e sobre a namorada. Mostra meio que o quanto ele era cercado de pessoas que so estavam ali com ele por ele ser O MELHOR DA ESCOLA, um bando de falsianes. E o que era para ser uma historinha simples de um YA normal vai se tornando uma ótima história sobre a verdadeira amizade.


Na mesa de Tody ele conhece Cassidy, campeã de debate, super inteligente, nova na escola e super bonita, e para interagir com sua mesa nova, Ezra começa a participar de todas as atividades que o pessoal de lá participa, inclusive debate, tirar notas altas e ir a flash mobs. E já da pra imaginar o que vai comecar a acontecer depois disso não é mesmo? 

Na minha opinião ele é um livro muito pouco conhecido e nãovejo muitas pessoas falando dele, por isso recomendo demais essa leitura, tanto para adolescentes quanto para pessoas que só gostam de um bom romance com um aprendizado legal. 



Um comentário:

  1. Oi Miguel, que bacana esse livro. Como você mesmo disse poucas pessoas conhecem e eu sou uma delas, mas adorei a resenha e deve ser uma ótima leitura.

    Visite: http://carpediemmica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo