sábado, 2 de abril de 2016

[#BEDA 2] Um post sobre livros YA


Acho que desde quando eu criei o blog eu sempre venho comentando sobre livros YA, mas nunca nem mesmo expliquei o que é essa sigla e porque, afinal eu gosto tanto desse gênero literário. Para começar YA é a sigla para Young Adult, ou seja, um livro YA é um livro Jovem Adulto, um gênero bem específico que apesar de jé ter meio que uma formula como os romances e distopias é um dos gêneros que mais estou descobrindo meus livros favoritos.


Como eu já disse, esse é o gênero em que eu mais tenho livros favoritos e esse já é um dos motivos para eu gostar tanto de livros deste tipo. A maioria desses livros vão ter jovens como protagonistas, quase todos estão naquela idade de não saber como lidar com a transição de adolescente para adulto, por isso que tem esse nome, ao mesmo tempo ele vai trazer todas as coisas que as pessoas dessa idade fazem, as dúvidas e incertezas e os personagens dessas tramas são para mim bem marcantes pelo mesmo motivo de eu gostar tanto desses livros: eu estou nessa idade.

Por as tramas terem essa formula que eu comentei o destaque mesmo desses livros se caem no personagem principal, ele é sempre a cereja do bolo nesses livros. Geralmente temos uma pessoa peculiar, divertida, sombria ou diferente de adolescentes normais, que são colocados a prova nessa transição de jovem para adulto.

Eu sempre gostei de livros mais leves como romances, e fui passando devagar pelos livros de aventura e distopias pois eu tinha me cansado dos romances e fiquei nisso de livros mais agitados por um bom tempo até eu descobrir uma certa pessoa que escreve livros maravilhosos, mais conhecido como David Levithan e eu passei a entrar com tudo no mundo de livros de (como as pessoas gostam de apelidar) "adolescentes com problemas".

Nessa época que comecei a procurar e ler mais livros desse estilo foi na mesma que também comecei a seguir mais canais do YouTube, consequentemente vários canais que faziam vídeos sobre esses livros e passei a ser meio que influenciado também, a melhor parte é que todos os livros que li por indicação foram livros que eu amei demais, por isso vou indicar alguns...

Todo dia, David Levithan >> Resenha



O Teorema Katherine, John Green >> Resenha


Mosquitolândia, David Arnold >> Resenha


Claros sinais de loucura, Karen Harrington >> Resenha


Um comentário:

  1. Eu estou em uma fase de livros YA's exatamente porque também estava meio cansada de ler tantas distopias, aventuras e tudo mais. Amo YA's porque me fazem lembrar da minha adolescência agora que já passei dos 20. Fico nostálgica hahaha ainda assim consigo me identificar com as incertezas e medos das personagens desse gênero! Amo Todo Dia e quero muito ler a continuação. Achei a história tão maravilhosa e tão reflexiva! Dessa lista também li O Teorema Katherine.

    Beijos

    ResponderExcluir

© DEMASIADAMENTE LENDO - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: MIGUEL PRADO.
"Leitor assíduo é aquele que vive demasiadamente lendo."
imagem-logo